sexta-feira, 17 de julho de 2020

CIÊNCIAS

                                                         Classe/Serie 8ª                                                     Fundamental (A/B/C/D/E)

                               PROFESSORA: Andreia Vitale – Ciências

  

Matéria da semana 20 a 27 de julho

Semana de recuperação intensiva

 

Objetivos das atividades propostas

(explicitar os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)

   Identificar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. 

   Identificar as principais diferenças entre reprodução sexuada e reprodução assexuada.

   Reconhecer a principal diferença entre os tipos de fertilização identificando as circunstâncias em que cada tipo ocorre preferencialmente.

    

Roteiro de Estudo:  Orientações

(Apresentação das atividades, procedimentos detalhados para realização,

material utilizado e forma de registro).

1-        Ler e interpretar o texto anterior.

2-        Entregar na próxima semana as questões.

 

Responda:

 

1-      Dê 3 exemplos de:

A)    Seres Ovíparos:   _____________________________________________________________

        

B)    Seres Vivíparos: ______________________________________________________________

 

2-      Os animais que possuem penas  não mamam quando são filhotes. Observe a imagem de um ninho de galinha e responda as perguntas a seguir:

 



A)    No ninho, encontram-se estruturas que dão origem aos pintinhos. Como se chamam?

 

 

     

B)     Como essas estruturas apareceram no ninho? Assinale a alternativa que melhor responde à pergunta.

(          ) A galinha botou os ovos.

(           ) O galo      botou os ovos.

(           ) O coelho   botou os ovos.

  

 

C)    Observe as imagens e numere-as de 1 a 4 de acordo com a sequência dos acontecimentos.

O número 1 deve ser colocado na imagem que mostra o primeiro acontecimento na vida de uma galinha.




   3- Os animais que não nascem de ovos, são chamados de vivíparos, se desenvolvem dentro do corpo

   da mãe, recebendo dela todos os nutrientes de que precisam.

Marque com um X nos quadros que mostram nome desses animais.

 

 

3-      Desenhe no quadro a seguir um animal vivíparo, que você conhece e escreva o nome dele.

 

 5-   Observe as fotos de diferentes animais e circule aqueles que não  nascem do ovo.

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário