Escola Estadual Omar Donato Bassani
Professora:
Rosiane da Costa nonato
Disciplina: Eletiva
Atividades da semana de: 20/07/2020 à 27/07/2020 (Recuperação Intensiva)
Orientações:
·
Ler o texto “Tipos de turismos”.
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Fazer a atividade no caderno.
·
Entregar as atividades: pelo Whatsapp(11)997487433
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Qualquer duvida: entrar em contato com a
professora pelo Whatsapp: (11)997487533
Ano/
série: |
8E, |
Objetos de Estudos: |
*Ler os tipos de turismos abordados
nesta atividade. *Fazer um relato do turismo, sobre
qual tipo de turismo o aluno mais se identificou. |
Competências / Habilidades: |
*Analisar a importância da
produção na sociedade e a importância no desenvolvimento turístico. *Requisitos de gestão e segurança das
atividades proposta neste ramo. *Competência cognitiva e
socioeconômica. (EF09GE13)(ABNT NBR21101) |
Tempo de estudo: |
2 aulas de 45 minutos. |
Definições dos tipos
de Turismos:
1-Turismo
Religioso:
O Turismo religioso, diferente de
todos os outros seguimentos de mercado do turismo, tem como motivação
fundamental a fé. Estando, portanto ligado profundamente ao calendário
religioso da localidade receptora do fluxo turístico. Esta tipologia de turismo
está fundamentalmente ligada à história da atividade, sendo a seguimento que
mais contribuiu em número em períodos que a atividade turística tornava-se
inviável por conta da insegurança.
2-Turismo de Massa:
O Turismo de massa também chamado
turismo de sol e praia. É o mais convencional, passivo e sazonal tendo a sua
criação vinculada à consolidação do capitalismo o que propicia o surgimento do
seu público alvo a classe média. É normalmente menos exigente e desprovido de
um maior conforto, pois é um segmento turístico voltado para a classe
intermediária da sociedade e tem como característica
principal o seu baixo custo.
A
Organização Mundial do Turismo (OMT) constata que o turismo de massa ainda está
na sua "infância", pois, diferentemente do turismo “elitista”,
conserva ainda uma importante demanda latente ou (não-público), dependendo,
portanto da conjuntura econômica e particularmente do aumento do poder
aquisitivo da população gerandouma “Classe média”.
Os
países em desenvolvimento têm mostrado o quão grande é o potencial deste seguimento
de mercado do turismo, pois com o surgimento da classe média nestes países
surge também o turismo como atividade. Para esses novos consumidores
possuidores deste novo status que o tempo livre tornasse viável fazer
turismo,principalmente o de massa.
Um
sinal claro deste crescimento nestas novas economias é dada pela China que,
segundo a revista Rost, é o país que mais emprega nas atividades ligadas ao
turismo com 62,3 milhões de pessoas trabalhando e tendo segundo dados da OMT um
crescimento da ordem de 8,5% no seu fluxo de entrada de turistas no período de
1995 a 2004 o que o coloca entre os primeiros destinos turísticos do mundo.
3-Turismo Cultural:
É certo o que o conceito de cultura
é extremamente amplo, entretanto quando falamos de Turismo cultural este obtém
uma conotação restritiva. O termo Turismo Cultural designa uma modalidade de
turismo cuja motivação do deslocamento se dá com o objetivo de encontros
artísticos, científicos, de formação e de informação.
O
Turismo Cultural se caracteriza por uma permanência prolongada e um contato
mais “intimo” com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares
dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se na experiência
cultural.
4-Turismo
de Eventos:
O
Turismo de eventos, é entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em
participar de eventos focados no enriquecimento técnico, cientifico ou
profissional, cultural incluindo ainda o consumo. Tendo como principal
subcategoria o Turismo de congresso e o Turismo de convenção.
O
turista deste segmento caracteriza-se pela sua efetiva presença como ouvinte,
“participante” ou palestrante em congressos, convenções, assembléias,
simpósios, seminários, reuniões, ciclos, sínodos, concílios, feiras, festivais,
encontros culturais entre outras tipologias de evento.
Esta
modalidade de Turismo pode ser sub-categorizada observando a relação da
tipologia de evento e o seu público alvo, entidade organizadora ou finalidade.
Classificação:
Congresso: Sub-categoria que tem como público
membros de uma entidade de classe, profissional, setorial de uma mesma área do conhecimento.
Convenção: O público focado neste segmento é exclusivamente interno.
Participantes de um partido, empresa, religião com o objetivo de motivar,
treinar, integração de grupos ou mesmo lazer.
Feira: Tendo caráter comercial focado comumente em um específico
segmento de mercado consumidor.
Festival: Evento artístico cujo expectador é atraído por um estilo artístico
podendo ser musical ou mesmo literário.
5-Turismo de Estudos:
Segundo o
Ministério do Turismo, o Turismo de Estudos e Intercâmbio é um segmento
turístico de abrangência muito ampla, que engloba as mais diversas modalidades
turísticas. Por se tratar de um segmento de origem muito antiga, está presente
em praticamente todos os países do mundo e, como ocorre independentemente de
características geográficas ou climático-específicas específicas, pode ser oferecido durante todo o ano.
Seu
desenvolvimento se deu de forma paralela ao desenvolvimento industrial da
Europa e posterior à Reforma Protestante, quando uma visão de mundo mais ampla
se tornava essencial para acompanhar a evolução científica da época. Destarte,
era dada aos jovens a possibilidade de sair de seus países para estudar e
conhecer culturas diversas.
Movimentação
turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivência. Os
programas e atividades englobam a realização de cursos e trocas de experiências
com finalidade educacional (formal ou informal). O movimento turístico gerado
pela vivência consiste no deslocamento do turista motivado pela busca de
conhecimento e entendimento sobre os aspectos culturais e sociais de uma
localidade, adquiridos por meio de experiências participativas.
Fins de
qualificação e ampliação de conhecimento A qualificação deve ser entendida como
o aumento no grau de aptidão ou instrução do turista em uma atividade já
praticada anteriormente. E, finalmente, por ampliação de conhecimento deve-se
entender o desenvolvimento de uma atividade correlata a um conhecimento
adquirido anteriormente.
Conhecimento
Conhecimentos são idéias, informações e experiências acerca de alguma atividade
específica, e abrangeriam tanto a área técnica como a área acadêmica. O
conhecimento técnico seria aquele relativo a uma profissão, um ofício, uma
ciência ou uma arte determinada. Abrangeria, por exemplo, cursos esportivos, de
idiomas, intercâmbios de ensino médio, entre outros. O conhecimento acadêmico
seria todo aquele relacionado a alguma atividade proveniente de uma instituição
de ensino superior de ciência ou arte e abrangeria, entre outras atividades,
cursos de graduação ou de pós-graduação, assim como o intercâmbio universitário.
Desenvolvimento
pessoal e profissional O desenvolvimento pessoal é o ganho qualitativo e
quantitativo de conhecimentos cuja motivação seja meramente particular. O
desenvolvimento profissional é todo o ganho qualitativo e quantitativo de
conhecimentos que, posteriormente, serão utilizados no exercício de uma
profissão ou ofício.
Desta
forma pode-se constituir modalidades do Turismo de Estudos e Intercâmbio: os
intercâmbios estudantil, esportivo e universitário; os acordos de cooperação
entre países, entre estados e municípios na área educacional e entre
instituições pedagógicas; os cursos de idiomas, cursos técnicos e
profissionalizantes e cursos de artes; e as visitas técnicas, pesquisas
científicas e os estágios profissionalizantes, além dos trabalhos voluntários
com caráter pedagógico. É válido ressaltar que só serão consideradas
modalidades turísticas aquelas cujo tempo de permanência do estudante não
ultrapasse o período de um ano.
Nesse
sentido, o Turismo de Estudos e Intercâmbio deve ser tratado como um segmento
de relevante importância para o crescimento e fortalecimento do turismo
brasileiro. Além de estar em franco crescimento e de se mostrar um mercado
bastante promissor, esse segmento pode ser trabalhado como uma solução para os
períodos de baixo fluxo turístico. Além disso, os programas de estudos e
intercâmbio podem ser usados como atrativo para os lugares que ainda não
possuem roteiros turísticos consolidados.
6-Agroturismo:
O
Agroturismo é uma modalidade de turismo praticada no meio rural, por
agricultores familiares dispostos a compartilhar seu modo de vida com os
habitantes do meio urbano. Os agricultores, mantendo suas atividades
agropecuárias, oferecem serviços de qualidade, valorizando e respeitando o meio
ambiente e a cultural local. Na maioria dos casos, o Agroturismo é associado à
atividades de Agroecologia, Ecoturismo ou Educação ambiental.
O
agroturismo ajuda a estabilizar a economia local, criando empregos nas atividades
indiretamente ligadas à atividade agrícola e ao próprio turismo, como comércio
de mercadorias, serviços auxiliares, construção civil, entre outras, além de
abrir oportunidades de negócios diretos, como hospedagem, lazer e recreação.
Com relação aos benefícios ambientais, pode-se mencionar o estímulo à
conservação ambiental e à multiplicação de espécies de plantas e animais, entre
outros, pelo aumento da demanda turística. Economicamente, pode-se mencionar
como exemplo de vantagens associadas ao agroturismo, a possibilidade de agregar
valor aos produtos agrícolas do estabelecimento e a instalação de indústrias
artesanais , por exemplo para a produção de alimentos regionais típicos. Além
disso, desperta a atenção para o manejo, conservação e recuperação de áreas
degradadas e da vegetação florestal e natural.
7-Turismo
Rural:
O
Turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo apresentar como
atração as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de
referência internacional no chamado agronegócio.
Turismo rural no Brasil
Segundo
o documento do Ministério do Turismo “Diretrizes para o Desenvolvimento do
Turismo Rural”, a conceituação de Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que
se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e
culturais e à sociedade. Com base nesses aspectos, e nas contribuições dos
parceiros de todo o País, define-se Turismo Rural como: “o conjunto de
atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção
agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o
patrimônio cultural e natural da comunidade”.
Atividades
turísticas no meio rural (não é só no Brasil)
As atividades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços,
equipamentos e produtos de:
- hospedagem ,alimentação,recepção
a visitação em propriedades rurais, recreação,entretenimento e atividades pedagógicas
vinculadas ao contexto rural,outras atividades complementares às acima
listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do
turismo ou que se constituam no motivo da visitação.
A
concepção de meio rural adotada nas Diretrizes brasileiras, baseia-se na noção
de território, com ênfase no critério da destinação e na valorização da
ruralidade. Assim, considera-se território um espaço físico, geograficamente
definido, geralmente contínuo, compreendendo cidades e campos, caracterizado
por critérios multidimensionais, como ambiente, economia, sociedade, cultura,
política e instituições, e uma população com grupos sociais relativamente
distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos
específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam
identidade e coesão social, cultural e territorial. Nos territórios rurais,
tais elementos manifestam-se, predominantemente, pela destinação da terra,
notadamente focada nas práticas agrícolas, e na noção de ruralidade, ou seja,
no valor que sociedade contemporânea concebe ao rural, e que contempla as
características mais gerais do meio rural: a produção territorializada de
qualidade, a paisagem, a biodiversidade, a cultura e certo modo de vida,
identificadas pela atividade agrícola, a lógica familiar, a cultura
comunitária, a identificação com os ciclos da natureza.
O
Comprometimento com a produção agropecuária identifica-se com a ruralidade: um
vínculo com as coisas da terra. Desta forma, mesmo que as práticas
eminentemente agrícolas não estejam presentes em escala comercial, o
comprometimento com a produção agropecuária pode ser representado pelas
práticas sociais e de trabalho, pelo ambiente, pelos costumes e tradições,
pelos aspectos arquitetônicos, pelo artesanato, pelo modo de vida considerado
típicos de cada população rural.
A
prestação de serviços relacionados à hospitalidade em ambiente rural faz com
que as características rurais passem a ser entendidas de outra forma que não
apenas focadas na produção primária de alimentos. Assim, práticas comuns à vida
campesina, como manejo de criações, manifestações culturais e a própria
paisagem passam a ser consideradas importantes componentes do produto turístico
rural e, conseqüentemente, valorizadas e valoradas por isso. A agregação de
valor também se faz presente pela possibilidade de verticalização da produção
em pequena escala, ou seja, beneficiamento de produtos in natura,
transformando-os para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma
de conservas, produtos lácteos, refeições e outros.
O
Turismo Rural, além do comprometimento com as atividades agropecuárias,
caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural e natural como elementos
da oferta turística no meio rural. Assim, os empreendedores, na definição de
seus produtos de Turismo Rural, devem contemplar com a maior autenticidade
possível os fatores culturais, por meio do resgate das manifestações e práticas
regionais (como o folclore, os trabalhos manuais, os “causos”, a gastronomia),
e primar pela conservação do ambiente natural.
8-Turismo
Náutico:
Apesar
de possuir um litoral de 7.367 quilômetros de extensão, 35.000 quilômetros de
vias internas navegáveis, 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água
doce, como hidroelétricas, lagos e lagoas, além do clima ameno, o Brasil ainda
não aproveita seu grande potencial para o Turismo Náutico.
Isso se
dá, em parte, pela proibição, até 1995, da navegação de cabotagem no país para
navios de bandeira estrangeira. Tal restrição inibia a inclusão do Brasil nas
rotas de viagem dos armadores estrangeiros. Somente a partir de agosto de 1995
com a publicação da Emenda Constitucional n°7/95 sob intensa atuação da
EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, foi liberada a navegação de cabotagem
no litoral brasileiro para embarcações de turismo. Os portos começaram a
dedicar áreas especiais para terminais de passageiros e o segmento passou a ser
objeto das políticas de turismo
e outras correlatas.
Desde
essa época, os esforços têm sido ininterruptos. A partir das articulações e
ações do EMBRATUR iniciaram-se discussões sobre as questões conceituais, de
estruturação, de legislação, de fomento e promoção pelo Grupo Técnico Temático
de Turismo Náutico da Câmara Temática de Segmentação, no âmbito do Conselho
Nacional de Turismo.
A
depender do local onde ocorre, o Turismo Náutico pode ser caracterizado como:
• Turismo Fluvial
• Turismo em Represas
• Turismo Lacustre
• Turismo Marítimo
Pode,
ainda, envolver atividades como cruzeiros (de longo curso e de cabotagem) e
passeios, excursões e viagens via quaisquer tipos de embarcações náuticas
com finalidades turísticas. Assim, segundo o Ministério do
Turismo, o Turismo Náutico caracteriza-se pela utilização de embarcações
náuticas como finalidade da movimentação turística
Tipo de Embarcação: Balsa,
Bote, Escuna-flutuante, Lancha, Iate, Moto-Aquatica entre outras embarcações.
9-Turismo
Ecológico:
O
ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em
seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos.
Embora
o trânsito de pessoas e veículos seja agressivo ao estado natural desses
ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o
ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos e para o desenvolvimento
sustentado das populações locais, melhorando a
qualidade de vida das
mesmas.
Atividades consideradas ecoturismo
Esta é uma lista de atividades
consideradas dentro do ecoturismo. Têm em comum o fato de serem praticadas em
meio ao ambiente natural; no entanto, algumas têm suficiente impacto ambiental
para não serem consideradas boas práticas pelos ecologistas, p. ex. o canyoning
em trechos de rio usados para nidificação de aves de rapina.
Tirolesa : A chamada tirolesa
é a prática da travessia de montanhas, vales ou canyons, por meio de cordas,
utilizando uma roldana e equipamentos apropriados. Essa modalidade de esporte
radical é muito difundida no mundo inteiro, principalmente na Nova Zelândia,
onde foi inventada.
Cavalgada: Percorrer a cavalo percursos em meio à natureza. É uma
atividade especialmente indicada para terrenos muito acidentados ou em terrenos
onde o tráfego de veículos não seja possível ou permitido, especialmente se
necessário transportar equipamentos para outras atividades.
Passeios a pé em veredas e
"levadas": A
ilha da Madeira, a meio ao oceano Atlântico, é um local muito procurado para
passeios a pé ao longo de veredas e também em levadas.
Snorkeling e flutuação : Com roupas de neoprene, máscara e snorkel e pé de pato
no Aquário de Bonito, onde não é permitido o
mergulho.
Bóia-cross : O Bóia-cross, é a prática de descer corredeiras classe
II (leves) em grandes bóias redondas. A atividade inclui brincadeiras no rio e
é acompanhada por canoístas profissionais que garantem a segurança dos
participantes.
Rafting : O rafting é uma atividade praticada em
botes com capacidade de 5 a 7 pessoas no máximo, sempre conduzido por um guia
profissional e canoístas para garantir a total segurança dos praticantes.
ATIVIDADE
De acordo com a leitura sobre as definições do turismo,
faça um relato de qual tipo de turismo você mais se identificou e justifique
sua resposta.
Boa leitura.
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