sábado, 23 de maio de 2020

HISTÓRIA 8º B


ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

PROFESSORA BRANCA CASSAGNI
ATIVIDADES DA SEMANA DE : 25 A 29/05/2020
OITAVO ANO B
HISTÓRIA
TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS

ORIENTAÇÕES
LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS
COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES
PRESENCIAIS
AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA


OBJETOS DE ESTUDO
AS REVOLUÇÕES INGLESAS E OS PRINCÍPIOS DO LIBERALISMO


HABILIDADES ( EF08HI02) IDENTIFICAR AS PARTICULARIDADES POLÍTICO – SOCIAS DA INGLATERRA DO SÉCULO XVII E ANALISAR OS DESDOBRAMENTOS POSTERIORES À REVOLUÇÃO GLORIOSA.

Revolução Inglesa I
 Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo que começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.
s duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas. Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, abrindo espaço para o avanço do capitalismo. Deve ser considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa JÁ que aconteceu 150 anos antes da Revolução Francesa.
A Vida Social Antes da Revolução Inglesa
Com a Dinastia Tudor, a Inglaterra teve muitas conquistas, que serviram de base para o desenvolvimento econômico do país. Os governos de Henrique VIII e de sua filha Elisabeth I trouxeram:
  • A unificação do país;
  • o afastamento do Papa;
  • confisco dos bens da Igreja Católica;
  • criação do anglicanismo;
  • ingresso na disputa por colônias  com os espanhóis.
Foi com esses monarcas que também surgiu a formação de monopólios comerciais, como a Companhia das Índias Orientais e dos Mercadores Aventureiros. Isto serviu para impedir a livre concorrência, embora essa ação tenha sufocado alguns setores da burguesia, o que resultou na divisão da burguesia de um lado – grandes comerciantes que gostaram da política de monopólio –  e de outro a pequena burguesia que queria a livre concorrência.

ATIVIDADES
1 – IDENTIFIQUE OS PERÍODOS QUE APARECEM NO TEXTO
2 – QUEM ERA A FILHA DE HENRIQUE VIII?
3 – QUAL GRUPO DESEJAVA A LIVRE CONCORRÊNCIA COMERCIAL?


Nenhum comentário:

Postar um comentário