ESCOLA ESTADUAL OMAR
DONATO BASSANI
PROFESSORA BRANCA CASSAGNI
ATIVIDADES DA SEMANA DE : 25 A
29/05/2020
OITAVO ANO B
HISTÓRIA
TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS
ORIENTAÇÕES
LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS
COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES
PRESENCIAIS
AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO
CADERNO DE HISTÓRIA
OBJETOS DE ESTUDO
AS REVOLUÇÕES INGLESAS E OS
PRINCÍPIOS DO LIBERALISMO
HABILIDADES ( EF08HI02) IDENTIFICAR
AS PARTICULARIDADES POLÍTICO – SOCIAS DA INGLATERRA DO SÉCULO XVII E ANALISAR
OS DESDOBRAMENTOS POSTERIORES À REVOLUÇÃO GLORIOSA.
Revolução Inglesa I
Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira
manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o
absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de
suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que
permanece até hoje. O processo que começou com a Revolução Puritana de 1640 e
terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.
s duas
fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução
Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas. Esse movimento revolucionário
criou as condições indispensáveis para a Revolução
Industrial do século
XVIII, abrindo espaço para o avanço do capitalismo. Deve ser considerada a
primeira revolução burguesa da história da Europa JÁ que aconteceu 150
anos antes da Revolução Francesa.
A Vida Social
Antes da Revolução Inglesa
Com a Dinastia
Tudor, a Inglaterra teve muitas conquistas, que serviram de base para o
desenvolvimento econômico do país. Os governos de Henrique VIII e de sua filha
Elisabeth I trouxeram:
- A unificação do país;
- o afastamento do Papa;
- confisco dos bens da Igreja Católica;
- criação do anglicanismo;
- ingresso na disputa por colônias com os
espanhóis.
Foi com esses monarcas que também
surgiu a formação de monopólios comerciais, como a Companhia das Índias
Orientais e dos Mercadores Aventureiros. Isto serviu para impedir a livre
concorrência, embora essa ação tenha sufocado alguns setores da burguesia, o
que resultou na divisão da burguesia de um lado – grandes comerciantes que
gostaram da política de monopólio – e de outro a pequena burguesia que
queria a livre concorrência.
ATIVIDADES
1 – IDENTIFIQUE OS PERÍODOS QUE APARECEM NO
TEXTO
2 – QUEM ERA A FILHA DE HENRIQUE VIII?
3 – QUAL GRUPO DESEJAVA A LIVRE CONCORRÊNCIA
COMERCIAL?
Nenhum comentário:
Postar um comentário