ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Roseane de l.taveira
Disciplina: Língua portuguesa
Atividades da semana de: 25/05/2020 à 29/05/2020
Estudo da semana intensiva “Recuperação”
Orientações:
·
Ler o “Poema Retrato da escritora Cecília Meireles”
·
Copiar as questões do poema “Retrato” e
responder no caderno.
·
Responder as questões do caderno do aluno sobre
“eu sempre fui movida a arte”
Entregar
as atividades: ao retorno das aulas presenciais.
Qualquer
dúvida: entrar em contato com a professora pelo whatsApp:1193059-0914.
Ano/serie 8°ano
|
8 ano° C,D,E
|
Objetivo de estudo
|
*Ler o Poema “Retrato” da Escritora
Cecília Meireles.
*Explicação sobre o “Eu Lírico”
*Explicação sobre
figura de linguagens.
*Fazer um resumo sobre a aula do CMSP
do dia 19/05/2020com o tema “bullying na escola” e destacar o uso da figura
de linguagens no seu resumo. Fazer atividade do caderno do aluno relacionado
ao texto “eu sempre fui movida a arte, da escritora Cleiciane Mara Tarossi,
das paginas 13 á 14.
|
Competências e
Habilidades
|
*Analisar os efeitos
decorrentes ao emprego das figuras de linguagens, tais com comparação,
metáfora,
Personificação entre
outras.
(EF08LP03) (EF89LP37) (EF69LP54)
|
Tempo de estudo
|
5aulas de 45 minutos
|
.
Explicação
do conteúdo a ser trabalhado
O Eu lírico, diz
respeito a um gênero de poesia que está relacionada com os sentimentos. Nesses
poemas, cantam-se emoções e versos íntimos através de um eu lírico, que é quem
se manifesta e expõe suas emoções e percepções sobre a vida e o mundo. Acontece
que esse “eu” que dá voz ao poema
nada mais é do que a criação de um poeta para apresentar as reflexões de um
sujeito que discursa em primeira pessoa. É
importante lembrar que o eu lírico é
encontrado, sobretudo, nos textos literários, que são
aqueles cuja linguagem é elaborada de maneira especial, nos quais podemos encontrar metáforas, figuras de linguagem e de construção, além de uma pontuação diferenciada. Nos textos literários,
o universo imaginário salta das mãos de um escritor ou poeta, diferentemente do
que acontece com os textos não literários, que não podem ser considerados
Literatura.
O Eu Lírico
pode ou não expressar as vivências efetivas do poeta, mas a validade estética
do texto independe da sinceridade do mesmo.
FIGURAS DE LINGUAGENS
As
figuras semânticas: As figuras semânticas ou conhecidas como
figuras das palavras. Têm-se como exemplos: metáfora, metonímia, catacrese,
comparação, sinestesia, perífrase, além de outros.
Metáfora: Uma das figuras de
linguagem conhecida é a metáfora. Nela as palavras apresentam aspectos
que não são comuns no sentido literal ou concreto.
Metonímia: A metonímia, por sua vez,
diz respeito a figura de linguagem que expressa substituição de uma palavra por
outra por aproximação.
Comparação:
Já a figura de linguagem
comparação remete a ação de atribuir semelhanças. Para isso, é comum utilizar
termos como: assim, igual a, como, que nem, tal qual, assim como, além de
outros.
Sinestesia: A sinestesia diz respeito a figura de
linguagem que abrange a união de sentidos distintos.
Hipérbole :
A hipérbole é uma figura de
linguagem que indica exagero.
Eufemismo: O eufemismo também é uma figura de linguagem. Esse
apresenta como aspecto o uso de palavras suaves para informar ou comunicar algo
grave.
Ironia: A ironia aponta o sentindo da palavra diferente do
habitual.
Antítese: Já na antítese ao uso de palavras que tem sentidos opostos.
Como por exemplo: riqueza e pobreza, guerra e paz, alegria e tristeza, amor e
ódio, dormir e acordar, continuar e parar, claro e escuro, dentre outros.
Paradoxo: O paradoxo trata-se de idéias que demonstram falta de
coerência. Portanto, correspondem as expressões que se anulam.
De
acordo com as explicações responda as atividades relacionada ao poema abaixo;
Retrato de Cecília Meireles
*Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
*Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
*Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?"
Leia o poema acima de Cecília Meireles e responda às questões.
1) O eu lírico descreve detalhadamente como ele é. Retire do poema as características a ele dirigidas.
2) Em qual pessoa do discurso o poema foi escrito?
3) Em sua opinião, o que o eu lírico quis dizer quando menciona no poema: "Em que espelho ficou perdida a minha face?"
4) Retire do texto exemplos de sinestesias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário