sábado, 23 de maio de 2020

PORTUGUÊS 8º C,D,E


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Roseane de l.taveira

Disciplina: Língua portuguesa

Atividades da semana de: 25/05/2020 à 29/05/2020
Estudo da semana intensiva “Recuperação”
Orientações:

·         Ler o “Poema Retrato da escritora Cecília Meireles”
·         Copiar as questões do poema “Retrato” e responder no caderno.
·         Responder as questões do caderno do aluno sobre “eu sempre fui movida a arte” 
Entregar as atividades: ao retorno das aulas presenciais.
Qualquer dúvida: entrar em contato com a professora pelo whatsApp:1193059-0914. 


Ano/serie 8°ano

8 ano° C,D,E

Objetivo de estudo

*Ler o Poema “Retrato” da Escritora Cecília Meireles.
*Explicação sobre o “Eu Lírico”
*Explicação sobre figura de linguagens.
*Fazer um resumo sobre a aula do CMSP do dia 19/05/2020com o tema “bullying na escola” e destacar o uso da figura de linguagens no seu resumo. Fazer atividade do caderno do aluno relacionado ao texto “eu sempre fui movida a arte, da escritora Cleiciane Mara Tarossi, das paginas 13 á 14.

Competências e
Habilidades

*Analisar os efeitos decorrentes ao emprego das figuras de linguagens, tais com comparação, metáfora,
Personificação entre outras.
(EF08LP03) (EF89LP37) (EF69LP54)

Tempo de estudo

5aulas de 45 minutos
.
























Explicação do conteúdo a ser trabalhado

O Eu lírico, diz respeito a um gênero de poesia que está relacionada com os sentimentos. Nesses poemas, cantam-se emoções e versos íntimos através de um eu lírico, que é quem se manifesta e expõe suas emoções e percepções sobre a vida e o mundo. Acontece que esse “eu” que dá voz ao poema nada mais é do que a criação de um poeta para apresentar as reflexões de um sujeito que discursa em primeira pessoa. É importante lembrar que o eu lírico é encontrado, sobretudo, nos textos literários, que são aqueles cuja linguagem é elaborada de maneira especial, nos quais podemos encontrar metáforas, figuras de linguagem e de construção, além de uma pontuação diferenciada. Nos textos literários, o universo imaginário salta das mãos de um escritor ou poeta, diferentemente do que acontece com os textos não literários, que não podem ser considerados Literatura. 
O Eu Lírico pode ou não expressar as vivências efetivas do poeta, mas a validade estética do texto independe da sinceridade do mesmo.
FIGURAS DE LINGUAGENS

As figuras semânticas: As figuras semânticas ou conhecidas como figuras das palavras. Têm-se como exemplos: metáfora, metonímia, catacrese, comparação, sinestesia, perífrase, além de outros. 

Metáfora: Uma das figuras de linguagem conhecida é a metáfora. Nela as palavras apresentam aspectos que não são comuns no sentido literal ou concreto.
Metonímia: A metonímia, por sua vez, diz respeito a figura de linguagem que expressa substituição de uma palavra por outra por aproximação.
Comparação: Já a figura de linguagem comparação remete a ação de atribuir semelhanças. Para isso, é comum utilizar termos como: assim, igual a, como, que nem, tal qual, assim como, além de outros. 
Sinestesia: A sinestesia diz respeito a figura de linguagem que abrange a união de sentidos distintos.
Hipérbole : A hipérbole é uma figura de linguagem que indica exagero.
Eufemismo: O eufemismo também é uma figura de linguagem. Esse apresenta como aspecto o uso de palavras suaves para informar ou comunicar algo grave.
Ironia: A ironia aponta o sentindo da palavra diferente do habitual.
Antítese: Já na antítese ao uso de palavras que tem sentidos opostos. Como por exemplo: riqueza e pobreza, guerra e paz, alegria e tristeza, amor e ódio, dormir e acordar, continuar e parar, claro e escuro, dentre outros. 
Paradoxo: O paradoxo trata-se de idéias que demonstram falta de coerência. Portanto, correspondem as expressões que se anulam.

De acordo com as explicações responda as atividades relacionada ao poema abaixo;

Retrato de Cecília Meireles

*Eu não tinha este rosto de hoje, 
assim calmo, assim triste, assim magro, 
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
*Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração que nem se mostra. 
*Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil: 
Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Leia o poema acima de Cecília Meireles e responda às questões.

1) O eu lírico descreve detalhadamente como ele é. Retire do poema as características a ele dirigidas.
2) Em qual pessoa do discurso o poema foi escrito?
3) Em sua opinião, o que o eu lírico quis dizer quando menciona no poema: "Em que espelho ficou perdida a minha face?"
4) Retire do texto exemplos de sinestesias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário