sexta-feira, 25 de setembro de 2020

PROJETO DE VIDA 8º ANO A,B, E

 

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora Rosiane Da Costa nonato

Atividades da semana de: 28/09 a 09/10/2020

 

Orientações:

.

·         Entregar as atividades – Whatsap: 997487533

·         Qualquer dúvida -  wats- 997487533

·         Projeto de vida

 

Ano/série

8 A,B 

 

Objetos de estudo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para refletir:

Se a vida fosse um caminho reto, sem surpresas e indecisões, não teria a menor graça. Nasceríamos, cresceríamos e morreríamos apenas andando para frente, em um processo direto do começo ao fim, sem curvas ou imprevistos.

Mas, seguramente, ela não é assim. É estar o tempo todo se defrontando com o inesperado, o imponderável.Às vezes, é possível seguir em frente; outras vezes, é necessário retornar ou tomar novos rumos, principalmente quando se sente a insegurança acompanhando os passos.Entretanto, há situações em que a tomada de decisões pode ser guiada por critérios que são racionalmente admitidos, no sentido de ponderar as consequências, os ganhos e as perdas decorrentes das escolhas. Ao saber que amanhã fará frio e se as baixas temperaturas incomodam, pode-se decidir levar um agasalho, por exemplo. Ou, ao saber que a alimentação é um aspecto importante para a qualidade de vida, pode-se decidir por um suco natural no lugar de um refrigerante.

O modo como essas pequenas decisões são pensadas pode ser a referência para aquelas muito mais determinantes no Projeto de Vida. É preciso considerar o que, de fato, se quer e quais são as ações que aproximam a realização dos sonhos. Evidentemente que toda escolha encerra ganhos e perdas. Quando se decide estudar, porque se pretende determinada carreira como Projeto de Vida, em vez de assistir à TV ou ficar no celular, ganha-se a condição de preparo para o que se pretende e perde-se, nesse momento, o prazer de ficar relaxado ou de se comunicar com os amigos pela internet. Mas essa condição é temporária, caso se consiga equilibrar o tempo para priorizar diferentes coisas em diferentes momentos.

E isso é tomar as rédeas, é aprender a dirigir a vida, incluindo nela os sonhos, aquilo que é preciso fazer para realizá-los, a diversão, o prazer, as amizades… Quase tudo cabe, se houver consciência e planejamento e a capacidade de compreender que há um tempo para tudo. Para isso, é preciso desenvolver uma qualidade muito importante chamada temperança, ou seja, o domínio sobre si próprio.

 

Competência e habilidades

 

 

Competências socioemocionais em foco: autoconfiança e imaginação criativa, organização.

 

 

 

2 aulas de 45 minutos cada

 

 

Reflitam sobre consequências de suas ações, nas escolhas que decidirem optar, nos ganhos e nas perdas.

1) Como você ve a necessidade de tomar decisões para a realizações dos seus sonhos?

2) O que implica cada decisão tomada? (Quais são as consequências? Os ganhos e perdas?)

3) Qual caminho você vêm conduzindo para a realização dos sonhos que já traçou?

3) O que pode ajudá-lo a tomar as decisões mais acertadas?

5) É fácil tomar decisões? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário