sexta-feira, 23 de outubro de 2020

PROJETO DE VIDA 8º ANO D

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora Cilene 

Atividades da semana de: Histórias de Vida


Orientações:

  • Realizar a atividade 2 da pagina 76 (o trabalho na apostila é em grupo, porem você irá realizar individual)  

  • Devolutiva da atividade no email professoracilenegois@gmail.com



Ano/série

8º D


Objetos de estudo












Analise da trajetória de vida de pessoas diferentes q venceram na vida. 


Competências/habilidades










Curiosidade para aprender e iniciativa social.


Tempo de estudo








4 aulas 

ELETIVA 8 ANO C

 ESCOLA OMAR DONATO BASSANI


PROFESSOR: Marcos Dos Santos Morado

PROFESSOR: Marcos Dos Santos Morado

Atividades da semana de : 23/10 á 06/11

Orientações:

Ano / Série

8º C

Objetos de Estudo




Ler os textos

Interpretar / Entender
Fazer relatórios (resumos dos textos nos links).

Formular questões (7)

Competências / Habilidades




Ações Interpretativas


Produção de textos base

Tempo de Estudo




45 minutos aula sendo duas aulas semanais.


Textos 8º ,( texto do link)

Passaporte Verde

Passaporte Verde é uma campanha parte do Projeto Férias Sustentáveis, desenvolvido no âmbito da Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (FTI-DTS), coordenada pelo Governo Francês. Parte das ações do Plano de Implementação da Conferência Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Johannesburgo, a FTI-DTS, é uma iniciativa voluntária, da qual participaram inicialmente 20 países membros, dentre os quais o Brasil, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e de Turismo, e visa estimular mudanças globais em direção a padrões de produção e consumo sustentáveis.A campanha também faz parte dos projetos da parceria global para o Turismo Sustentável, implantado no âmbito das Nações Unidas. Por meio do PNUMA, do Ministério da Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Planejamento do Território  da França e dos ministérios brasileiros do Turismo - MTur e do Meio Ambiente - MMA, o Projeto Férias Sustentáveis adotou como uma das ferramentas para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento do turismo sustentável a criação e implementação de uma campanha global de comunicação. Por tanto, no Brasil, os responsáveis pela ação são os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo.No Brasil, o Passaporte Verde - Turismo Sustentável, tem como objetivo apoiar a qualificação da cadeia produtiva do turismo e a implantação de infra-estrutura básica e turística, além das ações de educação ambiental, por parte do Ministério do Meio Ambiente. A ação também incentiva o turista a consumir de forma consciente e reduzir os impactos do turismo no meio ambiente.Mais informações:www.passaporteverde.org.br

Quarta, 16 Maio 2012 16:08

Turismo Sustentável

O Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (PROECOTUR) foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente com ações estruturantes de fomento ao setor ecoturístico na Amazônia Legal. Resultado de acordo firmado entre o governo brasileiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi criado com o intuito de estabelecer as condições necessárias para permitir aos nove estados da Amazônia Legal se prepararem para administrar, de forma responsável e eficiente, o desenvolvimento do ecoturismo nas suas áreas naturais. O Programa concluiu a etapa de pré-investimentos (Fase I), que consistiu na implantação de ações focadas no planejamento estratégico local e regional, com o objetivo de indicar meios e instrumentos para nortear investimentos na região. A etapa de planejamento do PROECOTUR foi concluída em junho de 2010 e como resultado foi elaborada uma estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável. Essa estratégia foi elaborada com base no Estudo dos Mercados Nacional e Internacional do Turismo Sustentável para a Amazônia Legal (realizado em 11 países e no Brasil) e no Diagnóstico da Oferta Turística Efetiva e Potencial da Amazônia. O desenvolvimento das ações estratégicas contou com a participação de vários atores públicos e privados, ONGs da área de turismo e meio ambiente, ouvidas por meio de seminários e oficinas que foram realizadas em cada um dos nove estados da região. Desta forma, o Programa cumpriu um dos seus objetivos que é orientar Governo Federal, estados e municípios da região na tomada de decisões de investimentos para o desenvolvimento do turismo na Amazônia.

Quinta, 10 Maio 2012 16:25

Resultados

 Principais resultados obtidos na fase I do Proecotur Amazônia:i)     Mobilização e articulação de atores governamentais e não-governamentais por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Ecoturismo para a Amazônia Legal (GTC-Amazônia), órgão de assessoramento da Coordenação do Proecotur, que tornou possível a participação e integração dos atores sociais da Amazônia, imprimindo um caráter participativo e descentralizado à gestão do Programa. ii) Indução à institucionalização do Turismo mediante apoio à estruturação  dos órgãos estaduais de turismo na Amazônia Legal, consolidando a inserção do tema nas estruturas de governança dos nove estados da região. iii)  Planejamento ecoturístico local e regional por meio da elaboração de Estratégias Regionais e Planos de Desenvolvimento do Ecoturismo para os 15 pólos do Programa. Estes documentos definem as diretrizes para implantação dos pólos, a partir dos atrativos turísticos efetivos e potenciais e propõem estratégias para a comercialização turística. iv) Planejamento e implantação de projetos de apoio ao ecoturismo em Unidades de Conservação, incluindo obras de infra-estrutura, zoneamento ambiental,  planos para a criação e gestão de  diversas categorias de UCs (federais, estaduais e municipais), estudos e planos de gestão de sítios arqueológicos, planos de manejo e estratégias de uso turístico, planos de manejo espeleológico, implantação de trilhas interpretativas e sinalização turística, entre outros. v) Implementação de pequenas obras de infra-estrutura com objetivo de preservar os atrativos naturais e melhorar as áreas de recepção turística (principalmente Centros de Atendimento ao Turista - CAT e Terminais Fluviais Turísticos - TFT). vi)  Elaboração de 20 projetos executivos para diversas obras a serem implementadas na Fase II. Dentre estes, projetos de aeroportos, pavimentação de vias, terminais fluviais turísticos, saneamento ambiental. Também foram executadas algumas obras de infra-estrutura, saneamento e pavimentação de vias, pistas de pouso e revitalização de orlas e portos. vii)  Apoio ao fortalecimento institucional por meio de ações de capacitação abrangendo mais de quatro mil pessoas em oficinas de sensibilização e cursos de capacitação nos temas:  Qualidade no Atendimento aos Visitantes, Planejamento e Gestão de Empreendimentos Ecoturísticos, Condução de Visitantes em  Ambientes Naturais, Elaboração de Planos de Manejo em Unidades de Conservação e  Oficinas de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento do Ecoturismo em Comunidades.  

Quinta, 10 Maio 2012 16:23

Pólos de Ecoturismo

Os 15 pólos de ecoturismo abrangem 152 municípios dos estados do  Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia,  Roraima e Tocantins. Nestes pólos  foram centrados os investimentos da 1ª fase do programa. Pólo Vale do Acre (AC)Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Xapuri. Pólo Vale do Juruá  (AC)Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves. Pólo Amazonas (AM)Autazes, Barcelos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Izabel do rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Silves. Pólo Sateré (AM)Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, Parintins. Pólo Floresta dos Guarás (MA)Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão. Pólo Amazônia Mato-grossense (MT) Alta Floresta, Apiacás, Arupuanã, Guarantã do Norte, Juara, Juina, Juruena, Paranaíta, Peixoto de Azevedo. Pólo Guaporé (MT)Araputanga, Cáceres, Comodoro, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vila Bela da Santíssima Trindade. Pólo Tapajós (PA)Alenquer, Aveiro, Belterra, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Santarém. Pólo Belém / Costa Atlântica (PA)Abaetetuba, Augusto Corrêa, Barcarena, Belém, Bragança, Curuçá, Maracanã, Marapanim, Salinópolis, São João de Pirabas, Vigia e Viseu. Pólo Marajó (PA)Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Melgaço, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Soure. Pólo Rondônia (RO)Costa Marques, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho. Pólo Cantão (TO)Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium, Pugmil, Santa Rita do Tocantins. Pólo Jalapão (TO)Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Feliz do Tocantins. Amapá e Roraima (Os levantamentos foram efetuados nas áreas inteiras destes estados, visando selecionar as áreas com maior potencial para a atividade). Amapá (todos os municípios) - Amapá, Calçoene, Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tarturagalzinho e Vitória do Jari. Roraima (todos os municípios) - Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz, Uiramutã.    

Quinta, 10 Maio 2012 16:21

Fases do Programa

O Proecotur Amazônia foi concebido para ser executado em duas fases. Na Fase I,  em curso,  as ações estão focadas no planejamento estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo na região. E na Fase II deverão ser viabilizados os investimentos estruturantes da atividade ecoturística nos Pólos do Programa.  Com todos os componentes da Fase I  implementados, o Programa estimulou a estruturação do segmento na Amazônia Legal, provendo  recursos de infra-estrutura,  o fortalecimento institucional das  instâncias de gestão pública e criando condições para que a próxima etapa de investimentos seja executada com êxito.Na etapa final da  fase I do Programa,  importantes estudos  definem as diretrizes a serem implementadas  na próxima etapa.Dentre esses estudos:  O Diagnóstico da Oferta Turística Efetiva e Potencial na Amazônia Legal   analisa o perfil, as características e singularidades dos  atrativos, avaliando as condições da  infra-estrutura e  serviços  turísticos da região.   O Estudo de Mercado do Turismo Sustentável para a Amazônia, elaborado a partir de pesquisas realizadas no Brasil e em 11 países da Europa, America e Ásia,  traz informações sobre a demanda turística dos mercados analisados, o perfil dos consumidores e o  potencial  de mercado para o turismo na Amazônia brasileira.   A Estratégia de Turismo Sustentável na Amazônia contempla um conjunto de diretrizes voltadas para subsidiar a elaboração de uma política específica de turismo para a região em bases sustentáveis, subsidiando também a tomada de decisão sobre os investimentos a serem implementados na próxima fase do Programa.

Quinta, 10 Maio 2012 16:19

Capacitação

O processo de capacitação, ação integrante do componente Fortalecimento Institucional do Proecotur Amazônia foi planejado para ser realizado em diferentes etapas: sensibilização, oficinas de planejamento estratégico, cursos de conteúdos específicos (Qualidade no Atendimento ao Turista, Condução de Visitantes em Ambientes Naturais, Planejamento e Gestão de Negócios Ecoturísticos e Elaboração de Planos de Manejo em Unidades de Conservação). Seu objetivo foi colaborar para elevar a atratividade e a competitividade dos serviços e produtos ecoturísticos oferecidos aos visitantes nos Pólos do Programa. Com base na realidade local, buscou-se trabalhar conceitos e práticas fundamentados nos princípios da sustentabilidade ambiental, social e econômica, e adotou-se metodologias pedagógicas diferenciadas e participativas. As ações desse componente beneficiaram mais de 4 mil pessoas, em todos os pólos do programa. Documentos de Referência >> Manual: atendimento aos visitantes >> Manual: Condução >> Manual: Negócios

Quinta, 10 Maio 2012 16:18

Desenvolvimento Ambiental do Turismo na Amazônia Legal

                                        A diversidade e beleza das paisagens naturais da Amazônia, os saberes e conhecimentos tradicionais, as habilidades produtivas de suas populações e os serviços ambientais prestados ao país e ao planeta geram oportunidades de alta relevância para o desenvolvimento sustentável da região e da atividade ecoturística em particular. A possibilidade de aproveitamento desse potencial pelo turismo inspirou a criação,  em 2000,  do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur Amazônia). Como uma estratégia de política pública para a região, o  Proecotur  protagonizou o processo de estruturação da atividade  ecoturística, a fim de gerar oportunidade  de negócios capazes de conciliar desenvolvimento  econômico e social com respeito ao meio ambiente. Gestão Participativa e Descentralizada O Programa é uma iniciativa do Governo Brasileiro financiada por  meio de contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.  Sob a coordenação  da  Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, o Proecotur é executado  em parceria com os  nove estados da Amazônia, e com apoio do Ministério do Turismo - MTur do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. Fruto da mobilização de vários atores sociais e governamentais que viabilizaram a sua concepção, o Proecotur inaugurou um modelo de gestão participativa. Por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Ecoturismo na Amazônia, instância interinstitucional de assessoramento e acompanhamento das ações do Programa, envolveu atores das esferas federal, estadual e municipal,  instituições não-governamentais e setor privado, criando uma ambiência positiva que favoreceu e ampliou o debate sobre sustentabilidade socioambiental do turismo na região. Capacitação Fases do Programa Pólos de Ecoturismo Resultados


PROJETO DE VIDA 8º ANO A,B,E

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora Rosiane Da Costa nonato

Atividades da semana de: 23/10 a 06/11/2020

Orientações:Quiz do autoconhecimento.

·         Entregar as atividades – Whatsap: 997487533

·         Qualquer dúvida -  wats- 997487533

·         Projeto de vida

 

Competência e habilidades

 

            Significa conhecer a si mesmo a partir de tudo o que faz parte do viver:afetos,emoções,habilidades, limitações, experiências, interesses, gostos etc. Conhecer para poder se aceitar e transformar.

Ano/série       8º ANO A,B,E

 

 

Objetos de estudo

            1. Quiz do autoconhecimento.

1A. Do que você mais gosta na escola?

(a) De aprender coisas que me ajudam a entender melhor o mundo.

(b) De conviver com os outros estudantes e/ou com os professores.

(c) De poder expressar minhas ideias e pontos de vista.

(d) Outros. Quais?

2. O que você gosta de aprender?

(a) As matérias de todas as disciplinas.

(b) As matérias de algumas disciplinas. Quais?

(c) Temas que não se referem às disciplinas especificamente. Quais?

(d) Coisas diversas que os colegas ensinam. O quê?

3. Como você aprende mais, normalmente?

(a) Prestando atenção nas explicações do professor e anotando os pontos principais.

(b) Estudando sozinho(a), consultando as anotações e os livros das disciplinas, vídeos e outros

conteúdos disponíveis na internet.

(c) Estudando com colegas (trocando conhecimentos, discutindo os conteúdos etc.).

(d) De outros jeitos. Quais?

4. Quando você tem alguma dúvida:

(a) Faz pesquisas em dicionários, na internet e pede ajuda aos(à) colegas e ao professor(a)?

(b) Pergunta para os colegas?

(c) Não se preocupa em pesquisar ou perguntar?

(d) Não sabe dizer no que tem dúvida?

5. Em que você tem mais dificuldade na escola?

(a) Aprender os conteúdos de todas ou de algumas disciplinas. Quais?

(b) Esclarecer dúvidas sobre aquilo que aprendi. Por quais motivos?

(c) Organizar uma rotina de estudos, seja individualmente ou em grupos?

(d) Outras. Quais

PROJETO DE VIDA 8º ANO C

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Patrícia - Projeto Vida

Atividades da semana de: 26/10 a 06/11

Música: O dia em que a terra parou- Raul Seixas

Link de vídeo para apoio: https://www.youtube.com/watch?v=H8zbYY41Vus

O dia em que a Terra parou

Essa noite eu tive um sonho 

De sonhador

Maluco que sou, eu sonhei

Com o dia em que a Terra parou

Com o dia em que a Terra parou


Foi assim

No dia em que todas as pessoas 

Do planeta inteiro

Resolveram que ninguém ia sair de casa

Como se fosse combinado em todo o planeta

Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém, ninguém


O empregado não saiu pro seu trabalho

Pois sabia que o patrão também não tava lá

Dona de casa não saiu pra comprar pão

Pois sabia que o padeiro também não tava lá 

E o guarda não saiu pra prender

Pois sabia que o ladrão também não tava lá 

E o ladrão não saiu pra roubar

Pois sabia que não ia ter onde gastar


No dia em que a Terra parou

No dia em que a Terra parou

No dia em que a Terra parou

No dia em que a Terra parou


E nas igrejas nem um sino a badalar

Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá

E os fiéis não saíram pra rezar

Pois sabiam que o padre também não tava lá

E o aluno não saiu para estudar

Pois sabia que o professor também não tava lá

No dia em que a Terra parou

No dia em que a Terra parou

No dia em que a Terra parou

No dia em que a Terra parou


Essa noite eu tive um sonho 

De sonhador 

Maluco que sou, acordei.


Agora após a leitura e reflexão responda a seguinte questão:

1-) Observe que nos trechos da canção há relação de dependência entre tudo e todos. Copie uma passagem em que, para você, isso fica mais nítido? E explique esta passagem.


2-) Há alguma diferença entre esse isolamento das pessoas retratadas na música e o de hoje, por conta do Coronavírus? Explique:

3) A música foi composta em 1977, então por que você imagina que as pessoas não saíram de casa?  Por que todas teriam parado?

4) Na sua opinião, Raul era um louco sonhador, um profeta ou escreveu sem pensar em nada? Justifique sua resposta:

5) O que você tem feito para se proteger e proteger os que estão à sua volta desse novo vírus?

Entregar as atividades até 16 de novembro através do e-mail patricia_regis@ymail.com ou do WhatsApp 97280-5588 (envie uma foto do diário de bordo)

Qualquer dúvida entrar em contato por e-mail ou WhatsApp.  

Ano / série: 8 ano C

Objetos de estudo: Nossos direitos

Competências/Habilidades: determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade e iniciativa social.

 

Tempo de estudo:   4 aulas de 45 min


TECNOLOGIA 8º ANO D,E

 


Escola Estadual Omar Donato Bassani  

Professor Abel

Link: https://youtu.be/5L0sTZyYsjA 

Semana: 23/10 a 6/11/2020

Turma/série

8ºD, e 8º E

Objeto de estudo

Tecnologia - Internet segura e tipos de internautas

Habilidades/Competências

EM13TEC19-Realizar e avaliar produções e fazer compartilhamentos em diferentes repositórios digitais (blog, sites, redes sociais, dentre outros) entendendo a produção como possibilidade de intervenção social.

Tempo de estudo

1 Aula


Tecnologia - Internet segura e tipos de internautas

O dia internacional da internet segura, ou Safer internet Day, surgiu oficialmente em 2012 com o intuito de conscientizar o uso seguro, ético e responsável da internet. E se você fosse o organizador da edição do ano que vem, qual tema escolheria?

Faz um pouco mais de 3 décadas que o www, ou o world  wide web, foi criada pelo britânico Tim Berners-lee.

Benefícios e riscos. 

Tipos de internautas:

A- Inocente: você acredita que tudo na internet é inofensivo, comenta sua vida com desconhecidos, compartilha informações e acha bacana todos os amigos virtuais que nunca viu pessoalmente. Para piorar, acha que pais e responsáveis não devem se intrometer na sua vida online. Se liga! Compadre Washington já dizia : ¨sabe nada inocente¨!

B- Fora da lei: você acha que a internet é uma terra sem regras, principalmente quando o assunto é downloads. Baixa música e filmes e não tem nenhuma vergonha. E acaba buscando isso em sites nada confiáveis. Atenção! Além do perigo de encher seu computador de vírus sinistros, você fazendo pirataria, que é crime.

C- Bobo da corte: Você adora zoar nas redes sociais! Brincar é legal, mas tome cuidado! Ao espalhar piadas de gosto duvidoso e provocar internautas, amigos e conhecidos, você pode estar sendo um grande mala! E ninguém gosta de gente assim, né?

Dicas.

• Lembre-se: a internet não esquece. Tudo que você publicou pode voltar a circular no trabalho, na família e chegar aonde você nem imagina:• Restrinja o acesso a fotos a pessoas de sua confiança; • Evite compartilhar a sua localização; • Se marcar um encontro, marque em um lugar público e bem movimentado e sempre avise alguém de sua confiança sobre local, data e hora;• Nunca vá sozinho. Chame um amigo, pai ou responsável para que você não fique vulnerável. 

Sempre é bom usar a rede para discussões, mas lembre-se de respeitar a opinião alheia. 

Não bote lenha na fogueira, alimentando piadas de mau gosto na internet ou fora dela. Interrompa esse ciclo de violência, por mais engraçado que possa parecer.

E, se você for vítima desse tipo ou tiver acesso a casos de preconceito e intolerância, denuncie nas redes sociais e na Safernet.org.br.

De acordo com os dados da TIC KIDS ONLINE BRASIL de 2018:

21 milhões de crianças e jovens de 9 a 17 anos acessam a rede no Brasil..


Comunicação e Entretenimento: 77% utilizam a internet para enviar mensagens instantâneas. 83% para assistir vídeos online. 82% ouvem música. 67% usam redes sociais.

Consumo de notícias: 53% dos jovens conectados leem e ou assistem notícias pela internet.

Estudo/ Apoio Escolar: 84% dos jovens fazem pesquisa na internet para trabalho escolar. 75%  pesquisam informações sobre conteúdos das aulas. 66% Fazem pesquisa por curiosidade. 


Responda as questões a seguir.


1)O mundo online não é um mar de possibilidades. Para explorá-lo de forma segura, reflexiva e ética, garantindo o nosso bem-estar e o dos outros, é preciso aprender sobre suas armadilhas e riscos.

Que tipo de internauta você é? Responda a que você mais destaca.  


A- Comenta posts de desconhecidos e compartilha informações com quem nunca viu pessoalmente.

B- Acha que a internet é uma terra sem lei quando o assunto é download.

C- Você adora entrar nas redes sociais para brincar e tirar sarro.


2) Que tipo de internauta você é?


A)Inocente ; B) Fora da lei ; C) Bobo da corte ; D) Sábio


3) Como anda a sua ilha do conhecimento?



TECNOLOGIA 8º ANO B,C

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora Cilene 

Atividades da semana de: Aprendendo a Programar


Orientações:

  • Ler o texto da página 47 do caderno do aluno volume 3 e responder às questões 1 e 2 da página 48


  • Ler a página 49 do caderno do aluno volume 3 e responder as questões da página 50 e 51 


  • Copiar e responder as questões no caderno

  • Devolutiva da atividade no email professoracilenegois@gmail.com



Ano/série

8º B e C


Objetos de estudo






Compreender e analisar o consumo dentro de casa.


Competências/habilidades




Saber o que compõe uma animação.


Tempo de estudo




4 aulas