sexta-feira, 23 de outubro de 2020

CIÊNCIAS 8º ANO A,B,C,D,E

 


                                                    ESTADO DE SÃO PAULO

                                                     SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

                                                     DIRETORIA DE ENSINO de São Bernardo do Campo

                                        Classe/Serie 8ª Fundamental (A/B/C/D/E)

                                      PROFESSORA: Andreia Vitale – Ciências


                          Matéria da semana 26  à  06 de novembro

                             4 ª Bimestre



Atividade 001

Objetivos das atividades propostas

(explicitar os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)

        Analisar e explicar as transformações que ocorrem   na puberdade  considerando a atuação dos hormônios sexuais  e do sistema nervoso . EF08CI08

    Roteiro de Estudo:  Orientações

(Apresentação das atividades, procedimentos detalhados para realização, material utilizado e forma de registro).

  1. Ler e interpretar o texto.

  2. Entregar na próxima semana as questões.


Conservação da espécie.

A reprodução humana.

Reprodução: função que permite a cada ser vive originar individuo as semelhantes a si mesmo. É dessa forma que fica assegurada a continuidade das espécies.

Puberdade: Fase em que as crianças sofrem modificações físicas e no comportamento e se torna adolescente. Essas modificações são decorrentes do desenvolvimento do sistema reprodutor, sob a influência de hormônios da hipófise.

Gônadas: órgãos que produzem gametas e hormônios reguladores das funções sexuais:

  • Masculinas: testículos (produzem espermatozoides e hormônios sexuais masculinos testosterona).

  • Femininas: ovário      (produzem os óvulos e hormônio sexuais femininos - estrógeno e progesterona).

Sistema reprodutor masculino:

Testículos: (contidos na bolsa escrotal), canais deferentes, pênis (órgão da cópula) e glândulas anexas. 

(Próstata e vesículas seminais, que produzem o sêmen, líquido que contém espermatozoides, células que se deslocam graças a uma cauda).





Sistema reprodutor feminino:

Ovários, tubas uterinas (local onde ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide), útero, vagina e vulva (grandes e pequenos lábios).

Gravidez: período que vai da fecundação do ovulo pelo espermatozoide (formação da célula-ovo ou zigoto) e fixação do embrião no útero até o nascimento do feto. Corresponde a cerca de 40 semanas. A duração da gestação varia entre as espécies de mamíferos.

Anexos do feto:

  • Âmnio: Membrana que envolve o liquida amniótico, que protege o feto.

  • Placenta: órgão que liga o feto á mãe, garantindo a oxigenação e a nutrição do feto, que ocorre via cordão umbilical. 

Lembre que

  • A fecundação ocorre na tuba uterina.

  • Os gêmeos podem forma-se a partir de 1 óvulo e 1 espermatozoide (gêmeos univitelinos) ou a partir de 2 óvulos fecundados por 2 espermatozoides (gêmeos fraternos).

  • O uso de preservativo previne a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, a sífilis e a gonorreia.

Responda:

  1. Qual a finalidade da reprodução? Qual sua importância. 

  2. Defina puberdade?

  3. Da que fatores depende o desenvolvimento das gônadas ou órgãos reprodutores?

  4. Como se formam os gêmeos?

  5. Qual o papel da placenta?




  1. A gravidez é um período com uma sucessão de etapas de desenvolvimento. Numere-as de acordo com a ordem em que acontecem.

            (      ) nascimento da criança

            (      ) fecundação do óvulo

            (      ) fixação do embrião

            (      ) desenvolvimento do feto


Nenhum comentário:

Postar um comentário