ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Patrícia e Alzira - História
Atividades da semana de: 26/10 a 06/11
Orientações:
Analise as imagens, leia o texto, faça uma
reflexão e responda as questões propostas:
● O SÉCULO XIX E OS DISCURSOS
CIVILIZATÓRIOS
Imagem 1:
Carlota Joaquina de Bourbon com 10 anos de
idade, em 1785, por Mariano Salvador Maella. Fonte: Wikimedia. Museu Nacional
do Prado.
Imagem 2:
Índia Tupi, por Albert Eckhout, 1641. Museu Nacional da
Dinamarca. Fonte: Wikimedia
Imagem 3:
Elevação da Cruz em Porto Seguro (BA), de Pedro José Pinto Peres,
1879. Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Fonte: Wikimedia.
Somos diariamente cercados por imagens produzidas por nós e pelos
outros de caráter informativo e muito fáceis de serem identificadas ou
reconhecidas. Cada imagem possui uma representação a qual interpretamos a
partir de nossas referências culturais ou de influência de nossas visões sobre
determinados aspectos econômicos e fatos históricos.
Fonte: Elaborado especialmente
para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
1-) Qual é a sua interpretação de cada uma das imagens acima?
Será que sua interpretação corresponde à ideia de quem as criou? Justifique sua
resposta.
2-) As imagens possuem o poder de determinar ou de influenciar
escolhas e comportamentos, visto que um dos principais objetivos de toda e
qualquer imagem é o de informar e formar opiniões. Em sua opinião, quais
aspectos os autores queriam demonstrar nessas imagens?
3-) Ao analisarmos uma
imagem, temos de entender em que contexto social, político, econômico ou
histórico foram criadas. Sendo assim, pesquise uma das imagens e comente o seu
contexto histórico, destacando quais os objetivos estão por trás de suas
realizações.
4-) Pesquise sobre Machado de Assis e relate qual a relação do
escritor com as imagens disponíveis nesta atividade.
● Entregar as atividades até 16 de novembro através do e-mail patricia_regis@ymail.com
ou do WhatsApp 972805588
Nenhum comentário:
Postar um comentário