sábado, 14 de novembro de 2020

HISTÓRIA 8º ANO A,C,D,E

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Patrícia e Alzira - História

Atividades da semana de: 16/11 a 31/11

Orientações:

Leia as fontes abaixo e responda à atividade e envie para a professora. 

– Texto jornalístico 

O quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi analisado por Tatiana Lotierzo em sua pesquisa de mestrado.

 O mito bíblico da maldição lançada por Noé sobre seu filho Cam – condenando toda a descendência deste último à escravidão [Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi utilizado como justificativa para a escravização dos africanos pelos europeus, empreendida pelo Império Português a partir do século 15.

 Com a abolição da escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano seguinte, a questão sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou a preocupar e ocupar as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas e adaptadas.

 Uma delas foi a do “branqueamento” ou “embranquecimento”. A ideia era a de que, por meio de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo “negro” seria progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas gerações, a população brasileira se tornaria inteiramente “branca” [desconsiderados os povos indígenas: eliminados, assimilados ou segregados nas periferias dos centros urbanos ou no distante interior.

 Amparado na ideologia cientificista do fim do século 19 e início do século 20, incorporando elementos do evolucionismo darwinista e do darwinismo social, o “branqueamento” assumiu ares de “teoria científica”. (...) 

A ideologia do “branqueamento” também se expressou por meio da arte. E sua representação mais icônica ocorreu no quadro A redenção de Cam, produzido em 1895 pelo pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos y Gómez [1852-1936]. (...) 

Fonte: Livro publicado pela Edusp analisa exemplo de racismo na pintura. Jornal da USP, 02/03/2018. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2020. 

1) De acordo com a fonte o que era a teoria do “branqueamento” ou o “embranquecimento”?

2) Faça uma reflexão e escreve um texto explicando o que pode ser feito para combater o racismo.  3) Pesquise e registre em seu caderno e envie para professora o significado dos termos: Etnocentrismo, Miscigenação, Darwinismo Social, Eugenia e Teoria Científica. 

Entregar as atividades até 31 de novembro através do e-mail patricia_regis@ymail.com ou do WhatsApp 972805588

Qualquer dúvida entrar em contato por e-mail ou WhatsApp.

Ano / série: 8º ano A, C, D e E

Objetos de estudo: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial; Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo; O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas; A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória.

Competências/Habilidades: (EF08HI27) Identificar, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas, as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e para as populações negras nas Américas.

Tempo de estudo:   8 aulas de 45 min


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