Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo
EE OMAR DONATO BASSANI
Poluição pode influenciar ação do novo coronavírus
Pesquisas divulgadas recentemente por instituições importantes como o Massachusetts Instituteof Technology e a USP negam relação entre temperatura e propagação da covid-19. Apesar disso, a tese de que o clima infl ui na disseminação da doença pode não estar totalmente errada: outros fatores climáticos, como a poluição, podem infl uenciar na ação do coronavírus.
Nos Estados Unidos, pesquisadores constataram que, em lugares onde a poluição é maior, há maior propagação. No Brasil, também já foram iniciados estudos nesse sentido: “Nós coletamos uma amostra da poluição de São Paulo, fi zemos a extração das substâncias tóxicas, então fi zemos um teste sobre esse material para avaliar se a toxidez pode facilitar a entrada do vírus” comenta Marcos Silveira Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da USP e autor do livro Biologia e Mudança Climática no Brasil.
Muitas pessoas, no começo da pandemia, compraram a tese de que temperaturas mais altas difi cultam a disseminação do novo coronavírus devido às experiências com outras doenças; por exemplo, a própria gripe, que se propaga com mais facilidade em estações frias como o inverno e o outono. Segundo o professor, no entanto, “isso se deve principalmente ao ambiente mais seco, isso é mais importante que a temperatura. O ambiente seco causa uma predisposição das células pulmonares e ressecamento das mucosas, então, pegamos mais gripe. E, para o corona, pode ser também um fator, mas não sabemos ainda”.
Contudo, a relação entre clima e coronavírus pode ser uma via de mão dupla. As recentes diminuiçõesnas emissões de carbono, resultantes da desaceleração econômica, apontam que o sars-cov-2 pode exercer papel importante no futuro do clima do nosso planeta. “A oportunidade que nós temos é de olhar o que vínhamos fazendo em termos de tecnologia de energia e aproveitar para convencer a população das mudanças que estão acontecendo na indústria, para dirigir o sistema de energia para algo mais limpo e sustentável.”
Agora, vamos explorar um pouco mais o texto lido.
1- A partir da leitura, enumere a sequência de ideias que marcam o início, o desenvolvimento e o fechamento do texto:
2- À medida que você foi lendo o texto, novas informações sobre o mesmo assunto (influência da poluição na ação do coronavirus) foram surgindo. A isso, dá-se o nome de progressão temática e ela é muito importante para que o leitor obtenha mais informações sobre o conteúdo lido. Com base nessa informação e no texto estudado, escreva:
Ideia principal:
Ideia complementar/ argumento 1:
Ideia complementar/ argumento 2:
3- Releia o texto com atenção e na sequência escreva os operadores discursivos e os processos persuasivos contido no texto. (Está no Plural, ou seja; mais de um operador e mais de um processo.)
Operadores discursivos:
Processos persuasivos:
(Pesquise o que significa operadores discursivos e processos persuasivos.)
obs: A atividade desta semana foi extraída do caderno do aluno Aprender Sempre, mas além da atividade da semana, não deixe de fazer a apostila do aluno 4° bimestre e todo conteúdo do caderno Aprender Sempre - sequencia de atividades 3, até o final deste bimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário