sábado, 14 de novembro de 2020

PORTUGUÊS 8º ANO C,D,E

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Roseane de l.taveira

Disciplina: Língua portuguêsa

Atividades da semana de: 16/11/2020 ao dia 30/11/2020

Orientações: 

  • Ler a explicação dos textos, para realizar as atividades, da apostila aprender sempre. 

  • Fazer as atividades propostas à caneta na própria apostila,aprender sempre a partir da página 03 até a 39.

  • Entregar as atividades: Via what sap. (11)97280-4969

  • Entregar as atividades via e-mail:Neynho@yahoo.com.br  

  • Qualquer dúvida: entrar em contato com a professora pelo whatsapp (11)97280-4969  

Ano /serie 8°

8ano C,D,E


Objetivo de estudo


*Textos explicativos de todo contexto a ser estudado pelo aluno nesta atividade.

*Reconhecer e identificar os elementos narrativos no gênero textual conto.

*Ler e analisar a estrutura narrativa de um poema.

*Ler poemas de autores diferentes, análisar o texto poético e a obra de arte do todo para a parte.

*Produzir um conto individualmente utilizando a estrutura textual narrativa.

*Reconhecer o contexto do gênero dramático clássico moderno dos textos.

 *Atividade a ser realizada pelo aluno, será na apostila aprender sempre da página 03 até a página 39.

 

Competência e habilidades 



*Criar narrativas ficcionais (conto, narrativas, enigmas, crônicas entre outros), que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa pretendido, tais como: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados a narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma historia e de inserir os discursos direto e indireto.

*Analisar os efeitos de sentido decorrente da interação entre os elementos lingüísticos e os recursos paralinguisticos e cinesticos, que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempo, personagens e ações próprias e cada gênero narrativo.(EF67LP30)(EF69LP54)

Tempo de estudo

12 aulas de 45 minutos

                      

Vamos ler, para compreender nossa atividade.

GÊNEROS TEXTUAIS: Os gêneros textuais são classificados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo.

Existem muitos gêneros textuais, os quais promovem uma interação entre os interlocutores (emissor e receptor) de determinado discurso.

São exemplos resenha crítica jornalística, publicidade, receita de bolo, menu do restaurante, bilhete ou lista de supermercado.

É importante considerar seu contexto, função e finalidade, pois o gênero textual pode conter mais de um tipo textual. Isso, por exemplo, quer dizer que uma receita de bolo apresenta a lista de ingredientes necessários (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).

Tipo  de gênero textuais: Texto Narrativo

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Alguns exemplos de gêneros textuais narrativos: Romance, novela, crônica, conto de fadas, fábula ,lendas.

Texto Descritivo: se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).

São exemplos de gêneros textuais descritivos: Diário,Relatos (viagens, históricos, etc.) Biografia e autobiografia,Notícia,Currículo,Lista de compras,Cardápio,Anúncios de classificados

Texto Dissertativo-Argumentativo:são aqueles encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações. São marcados pela defesa de um ponto de vista, ao mesmo tempo em que tentam persuadir o leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação), antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão).

Exemplos de gêneros textuais dissertativos: Editorial Jornalístico,Carta de opinião,Resenha,Artigo,Ensaio,Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado

Texto Injuntivo: O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor). Por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo. Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos: Propaganda, Receita culinária, Bula de remédio, Manual de instruções, Regulamento, Textos prescritivos.

Elementos da narrativa

Enredo:O enredo é um elemento fundamental para a narrativa. Trata-se do conjunto de fatos que acontecem, ligados entre si, e que contam as ações dos personagens. Ele é dividido em algumas partes:

  • Situação inicial: é quando o autor apresenta os personagens e mostra o tempo e o espaço em que estão inseridos, geralmente logo na introdução;

  • Estabelecimento de um conflito: um acontecimento é responsável por modificar a situação inicial dos personagens, exigindo algum tipo de ação;

  • Desenvolvimento: ao longo desta seção, o autor conta o que os personagens fizeram para tentar solucionar o conflito;

  • Clímax: depois de diversas ações dos personagens, a narrativa é levada a um ponto de alta tensão ou emoção, uma espécie de “encruzilhada literária” que exige uma decisão ou desfecho;

  • Desfecho: é a parte da narrativa que mostra a solução para o conflito.

 

Espaço :  Espaço é o lugar em que a narrativa acontece. Ele é importante não só para situar o leitor quanto ao local, mas principalmente porque contribui para a elaboração dos personagens.

Afinal, o espaço onde as pessoas (mesmo que fictícias) vivem interfere na sua aparência, vestimenta, costumes, oportunidades, atividades e até mesmo sua personalidade.

Tempo: O tempo da narrativa diz respeito ao desencadear das ações, e pode ser dividido em:

Cronológico: Está relacionado a passagem das horas, dos dias, meses, anos etc.

Psicológico: Está relacionado às lembranças da personagem e aos sentimentos vivenciados por ele.

Ação: Envolve tudo que as personagens fazem na narrativa. Inclui não só os movimentos, mas também aquilo que falam e pensam no decorrer da história.

 

Tipos de narrador

Narrador personagem: O narrador participa da história, e por isso o texto é escrito em primeira pessoa do singular ou plural (eu, nós).

Narrador observador: O narrador não participar da história. Ele observa a situação de fora, o que faz o texto ser escrito em terceira pessoa (ele, ela, eles, elas).

Narrador onisciente: É aquele que sabe de todos os fatos, mesmo que não participe da história. Sua compreensão costuma ir além dos acontecimentos. Ele consegue narrar até mesmo os pensamentos e sentimentos dos personagens, como se tivesse um conhecimento sobrenatural.

Tipos de personagens

  • Protagonistas: são destaques da narrativa, ocupam o lugar principal da história;

  • Antagonistas: são os adversários dos protagonistas, aqueles que vão criar ou alimentar o conflito, dificultando a vida dos principais;

  • Secundários: são personagens menos importantes na história, mas que de alguma forma contribuem para a sequência de fatos do enredo.

 

Estrutura da narrativa

 

Introdução: É a parte do texto que apresenta as personagens e mostra ao leitor onde elas se localizam em relação ao tempo e espaço.

 

Desenvolvimento: Nesse trecho, o autor conta as ações da personagem. A idéia é formar uma trama com os acontecimentos, mostrar a ocorrência de um problema ou complicação com objetivo de criar algum tipo de suspense que vai conduzir ao clímax da história.

Conclusão: Trata-se do final da história. Na maioria das vezes, os autores concluem encerrando a trama com um desfecho favorável ou não para o problema.

Estrutura do conto

O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente: poucos personagens; espaço ou cenário limitado; recorte temporal reduzido.

Elementos do conto :A estrutura do conto é baseada nos elementos fundamentais da tipologia narrativa. Nesse sentido, o gênero textual em questão deve ter:

  • Personagens: Esse elemento corresponde aos seres que executam e sofrem ações durante o enredo das narrativas. Nesse sentido, podem ser personagens tanto seres humanos quanto outros seres viventes, tais quais animais, plantas ou até objetos humanizados.

  • Narrador:narrador é aquele que conta a história ao leitor, possui tipos, conforme se explica a seguir.

  • Narrador em 1ª pessoa: também conhecido como narrador personagem, é aquele que participa do enredo que narra. Os verbos utilizados são flexionados na 1ª pessoa do discurso.

  • Narrador observador: não participa da história, é alguém externo a ela, desconhecido das personagens e irrelevante ao conflito. Os verbos usados são flexionados na 3ª pessoa do discurso. É importante dizer: esse narrador conta apenas o que vê, desconhecendo o futuro ou os pensamentos das personagens.

  • Narrador onisciente: também não participa da história. No entanto, diferentemente do observador, é um tipo que conhece o passado, o futuro e os pensamentos das personagens.

 

Oque e rima :Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade,ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas. O conjunto de versos é denominado estrofe.

Os versos que compõem os textos poéticos, e que não apresentam rimas,são chamados de versos brancos ou versos soltos. 

Estrofe


Na literatura, a estrofe é uma estrutura da composição poética formada por um conjunto de versos que compartilham relações de sentido e de métrica entre si.

Em outras palavras, a estrofe representa um conjunto de versos, que por sua vez, correspondem a uma linha do texto poético.


Tipos de Estrofes

  • Simples: poema composto de versos que possuem a mesma medida.

  • Compostas: poema que agrupa versos de medidas diferentes.

  • Livres: quando há agrupamento de versos sem nenhum rigor métrico.


Classificação das Estrofes

De acordo com a quantidade de versos agrupados num poema, a estrofe recebe as seguintes denominações:

  • Monóstico: estrofe formada por um verso.

  • Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos.

  • Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos.

  • Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos.

  • QuintilhaQuinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos.

  • SextilhaSexteto ou Hexástico: estrofe formada por seis versos.

  • SeptilhaHeptetoHeptásticoSétima ou Septena: estrofe formada por sete versos.

  • Oitava ou Octástico: estrofe formada por oito versos.

  • Nona: estrofe formada por nove versos.

  • Décima ou Década: estrofe formada por dez versos.


Verso

Importante ressaltar que o verso corresponde a uma linha do poema, o qual pode ser rimado ou não.Os versos livres recebem esse nome por não seguir nenhuma regra poética. Já os chamados versos brancos são aqueles que não possuem rima, entretanto, podem apresentar uma métrica.

Assim, quanto a métrica dos versos, há duas classificações:

  • Versos isométricos são aqueles que possuem medida igual;

  • Versos heterométricos os que apresentam versos de diferentes medidas.

Eu Lírico

eu lírico (também chamado de "sujeito lírico" ou "eu poético"), diferente do autor do texto (pessoa real) é uma entidade fictícia (pode ser feminino ou masculino), uma criação do poeta, que faz o papel de narrador ou enunciador do poema. Em outros termos, o eu lírico representa a "voz da poesia"; No caso do gênero lírico, o eu lírico expressa suas emoções e impressões por meio de seu mundo interior e por isso, geralmente aparece escrito com verbos e pronomes na primeira pessoa.

Gênero Dramático:Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico.

No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.

Principais Características

  • Encenação cênica (linguagem gestual e sonoplastia)

  • Presença de diálogos e monólogos

  • Predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós)

Características do Estado Moderno(gênero dramático moderno)

  • Um só poder;

  • Um só exército;

  • Autoridade soberana do rei para todo o território;

  • Administração unificada;

  • Criação do sistema burocrático.

 

Atividade

 

*De acordo com os textos  explicativos  acima ,você terá que realizar as atividades propostas da apostila APRENDER SEMPRE da página 03 até a página 39.

*OBSERVAÇÕES: Na apostila aprender sempre da pag.07 na atividade 04, você terá que produzir um final para o conto “trezentas Onças” de J.Simão Lopes Neto.

*Na atividade da pag.10 você fará uma relação da imagem com o texto 2, da pag.09, escrevera o que ambos têm em comum. 

*Na aula três, atividade da pag.14, você terá que produzir um conto popular, ou de autoria própria, que deverá obter na sua estrutura narrativa: enredo, tempo, personagens, espaço entre outros, a partir da sua produção narrativa, você irá responder às questões 1 ao 5.


Bom estudo ,qualquer dúvida estou a disposição para te auxiliar.


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