sábado, 14 de novembro de 2020

TECNOLOGIA 8º D,E

 


Escola Estadual Omar Donato Bassani 

  

Professor: Abel

Link: https://youtu.be/CuzGFF2BMXQ 

Semana: 16/11 a 20/11/2020

Série/turma

Tecnologia e Inovação  8ºD, e 8º E

Objeto de estudo

- Eletrônica não é só putz putz

Habilidades/Competências

(EF89TEC26) Utilizar os circuitos na montagem de artefatos robóticos que utilizam conceitos da ciência ou de objetos automatizados.

Tempo de 

1 Aula

 

Circuitos

Circuito elétrico vs. Circuito eletrônico

Circuito eletrônico: o controle sobre a corrente e a voltagem é mais sofisticado, mais preciso.

Circuito elétrico: o controle sobre a corrente é mais "grosseiro", normalmente mecanizado por meio de chaves e interruptores.

E o circuito ééé??

Polar...idade

Polaridade é um conceito da física que se refere ao tipo de carga, positiva ou negativa. Cargas de mesma polaridade ou sinal (+ ou -) se repelem, e cargas de polaridades diferentes se atraem. Já ouviu falar que os opostos se atraem??



Circuito em série

É um circuito com duas ou mais cargas ligadas em sequência, com apenas um único caminho para a passagem de corrente elétrica. Um exemplo de circuito em série são os pisca-piscas; como as luzes estão em série, quando uma queima, a corrente não consegue passar e estraga tudo! Uma de suas vantagens é que a associação dos resistores em série aumenta o valor da resistência total do circuito, mas, quando uma delas para de funcionar, ela "abre" o circuito, interrompendo o funcionamento da sequência.

Circuito em paralelo

É composto por duas ou mais cargas, mas agora elas não estão na sequência. Elas ficam paralelas umas às outras. Ele é mais utilizado em instalações elétricas industriais e residenciais, onde todas as tomadas e lâmpadas estão em paralelo, por exemplo. Por estarem em paralelo, se uma das cargas parar de funcionar, as outras continuam funcionando normalmente, mas a desvantagem é que o consumo é muito maior.



Tipos de corrente

Alternada: A corrente não segue um sentido único, e essa variação é fundamental, pois conserva energia até o ponto final, fazendo com que ela não perca sua "potência"/voltagem, permitindo que ela viaje para longe, como da usina até a sua casa.

Contínua: Neste caso, a corrente segue sempre no mesmo sentido, e ao longo do caminho ela perde "potência"; se a transmissão de uma usina fosse feita desta maneira precisaríamos de uma usina por bairro.

Será que tomo choque?

Watt (W): É a relação da energia consumida por unidade de tempo. 

Volt (V):é a unidade de tensão elétrica ou diferencial de potencial elétrico. 

Amperagem (A): É a unidade de corrente elétrica.

Corrente elétrica e energia elétrica: A corrente elétrica é movimento ordenado dos elétrons. Energia elétrica é a energia produzida por esse movimento. A energia elétrica é o que "alimenta" os componentes.

Olha os termos aí!!

Será que tomo choque?

Resistência elétrica (Ω): É a capacidade de um corpo de se opor à passagem de corrente elétrica, diminuindo seu fluxo.

Em um circuito os resistores normalmente são representados da seguinte maneira, segundo o modelo americano, que é o mais utilizado:



Potenciômetro: É um componente eletrônico que limita a corrente elétrica que passa por ele, e é ajustada manualmente, podendo ser aumentada ou diminuída. Os potenciômetros e os resistores têm essa finalidade de limitar o fluxo de corrente elétrica em um circuito; a diferença é que o potenciômetro pode ter sua resistência ajustada e o resistor comum não pode, pois ele possui um valor de resistência fixo.

1) O que é Potenciômetro?

2) O que é Resistência elétrica?

3) O que é Corrente elétrica e energia elétrica?

4) O que é Amperagem?

5) Quais os tipos de corrente elétrica?

6) O que é Circuito em paralelo e Circuito em série?


Nenhum comentário:

Postar um comentário