domingo, 2 de agosto de 2020

CIÊNCIAS

Classe/Serie 8ª Fundamental (A/B/C/D/E)

  PROFESSORA: Andreia Vitale – Ciências

 

Matéria da semana 03 a 09 de Agosto

3 ª Bimestre  

 


Atividade 01

Objetivos das atividades propostas

(explicitar os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)

  Identificar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. 

   Identificar as principais diferenças entre reprodução sexuada e reprodução assexuada.

   Reconhecer a principal diferença entre os tipos de fertilização identificando as circunstâncias em que cada tipo ocorre preferencialmente.

 

Roteiro de Estudo:  Orientações

(Apresentação das atividades, procedimentos detalhados para realização,

material utilizado e forma de registro).

1-        Ler e interpretar o texto.

2-        Entregar na próxima semana as questões.

 

Comportamentos reprodutivos animais

Sistema de acasalamento

Entre os animais, para que haja reprodução sexuada é necessário o acasalamento, um, comportamento de união entre macho e fêmea que diz respeito à forma de escolha dos parceiros e a cópula. Ao escolher um parceiro, alguns animais constituem uma união duradoura e outros, união temporárias.

Nos, animais considerados monogâmicos são aqueles que estabelecem uma ligação com o parceiro por, pelo menos, uma estação de acasalamento. São animais que compartilham, ao menos em parte, o trabalho de criação da prole, bem como a defesa dos descendentes contra predadores e outras ameaças.

Como macho e fêmea escolhem o parceiro?

De maneira geral, é a fêmea que escolhe o parceiro com base em atributos como coloração, ornamentos ou comportamento s como lutam, dança liberação ornamentos, sinais sonoros, oferecimento de recursos como territórios e alimentação. Esses atributos podem indicar que os machos são saudáveis, o que possibilita maior chance de sobrevivência dos filhotes.

 Já poligamia, do grego muito matrimônio, é a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie. No reino animal, a poligamia se refere à relação onde os animais mantêm mais de um vínculo sexual no período de reprodução.

 

  Dimorfismo sexual

O dimorfismo sexual é quando há a ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma espécie com caracteres físicos, não sexuais, marcadamente distintas. Esta alteração pode estar presente em todos os grupos de seres vivos, como plantas e animais, que apresentam espécies com seres unissexuais (quando há a presença de apenas um sexo no indivíduo).

Essa diferença tem como função, por exemplo, fornecer ao indivíduo caracteres para lutar por um(a) parceiro(a), ou então, impressioná-lo(a). Já na maioria das plantas, plantas, essa distinção é apenas funcional. Pode ser citado como um exemplo de dimorfismo sexual no reino animal o leão, que no macho há a presença de uma farta juba, que se encontra ausente nas fêmeas. Outro exemplo é o pavão, que nos machos há a presença de uma enorme cauda colorida e quando há o cortejo da fêmea, ele exibe-a para tentar impressioná-la. Deste modo, ocorre em muitas outras espécies de aves.

Estratégia                                                                  

                                Estratégias de acasalamento das aves 

 

Os sinais                     Os sinais corretos e as manifestações elegantes entre os animais que fazem a corte são essenciais

 Para com                seguir um acasalamento.

 

 

    Algumas aves fazem casais para a vida toda, outras trocam de parceiro todo ano, outras ainda tem diversos parceiros. Todas as aves são ovíparas, e algumas espécies usam o mesmo ninho sempre, outras trocam de ninho toda vez.

    Algumas constroem os próprios ninhos, outras preferem ninhos usados. Enfim, cada espécie tem seu próprio modo de agir, e alguns são bastante inusitados.

Procuram parcerias para criar os filhotes, outras trocam acasalamento por presentes, e ha aquelas que escolham o parceiro pelo ninho.

 

   Recordando:

 

ü  Animais ovíparos, que nascem dos ovos, nesses animais o embrião é envolvido pela placenta e depende da mãe para sua nutrição e desenvolvimento.

 

ü  Animais vivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno.

 

  

 

Responda:

1 - Defina dimorfismo sexual?

2 - Como ocorre se da à estratégia de acasalamento das aves?

3- Defina o termo cópula.

4 - Explique o que são animais vivíparos e ovíparos, de três exemplos?

   5- Como macho e fêmea escolhem o parceiro?

6 – Defina os termos abaixo:

a) Poligamia:

b) Monogamia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário