sábado, 27 de junho de 2020

HISTÓRIA 8º B

ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

 

PROFESSORA BRANCA CASSAGNI

ATIVIDADES DA SEMANA DE : 29/06 A 03/07/2020

OITAVO ANO B

HISTÓRIA

TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS

ORIENTAÇÕES

LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS

COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES

AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA

AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES NO GRUPO DA SALA DE AULA OU NO PARTICULAR DA PROFESSORA.

OBJETOS DE ESTUDO

AS MUDANÇAS NO RIO DE JANEIRO COM A VINDA DA FAMÍLIA REAL (1808)

HABILIDADES (EF08HI12) CARACTERIZAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL DESDE A CHEGADA DA CORTE PORTUGUESA, EM 1808, ATÉ 1822, E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA.

 

                     A vida na corte e as transformações na cidade do Rio de Janeiro



Passagem de Sua Majestade, D. João VI, sob os arcos da Rua Direita (atual Primeiro de Março), em frente à Rua do Ouvidor. Gravura de T. M. Hippolyte Taunay, 1817. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital

A vinda da família real para o Brasil mudou, também, a fisionomia do Rio de Janeiro. A cidade que os estrangeiros acharam suja, feia e malcheirosa começou a se expandir e cuidar de sua aparência, abrindo-se às modas europeias. Para zelar pela segurança e policiamento da cidade, foi criada, ainda em 1808, a Intendência de Polícia, encarregada de todos os serviços de melhoria e embelezamento da cidade. Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc. Essas melhorias eram realizadas, muitas vezes, com a contribuição dos ricos moradores, que recebiam em troca benefícios materiais e títulos de nobreza do príncipe regente.

Os viajantes que visitavam o Rio de Janeiro se surpreendiam com a rapidez das mudanças sofridas pela cidade. Um deles, o inglês Gardner, comentou: "O grande desejo dos habitantes parece ser o de dar uma fisionomia europeia à cidade. Uma das mais belas ruas da cidade é a Rua do Ouvidor, não porque seja mais larga, mais limpa ou melhor pavimentada que as outras, mas porque é ocupada principalmente por modistas francesas, joalheiros, alfaiates, livreiros, sapateiros, confeiteiros, barbeiros".



O Chafariz do Campo (de Santana). Durante a permanência da corte no Rio, várias fontes d'água foram recuperadas e construídas, a fim de melhorar o abastecimento da cidade. Aquarela (48 x 30,5 cm) de E. Loeillot, 1835. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital

 

Durante o período de permanência de D. João no Rio de Janeiro, o número de habitantes da capital dobrou, passando de cerca de 50 mil para cerca de 100 mil pessoas. Chegaram europeus das mais diversas nacionalidades, com diferentes objetivos. Além daqueles que vinham "fazer negócio", muitos outros vinham tentando "fazer a vida". Eram espanhóis, franceses, ingleses, alemães e suíços, entre outros, das profissões as mais variadas, como médicos, professores, alfaiates, farmacêuticos, modistas, cozinheiros, padeiros, etc. Formavam um expressivo contingente de mão de obra qualificada. Instalavam-se no Rio, também, representantes diplomáticos, pois a cidade se tornara a sede do governo português.

Atividades

 

1 – QUAIS FORAM AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NO RIO DE JANEIRO APÓS A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL?

 

2 – NA SUA OPINIÃO AS MUDANÇAS FORAM BENÉFICAS PARA TODOS OS MORADORES DO RIO DE JANEIRO?

 

3 – O QUE REPRESENTAM AS IMAGENS ACIMA?


HISTÓRIA 8º A,C,D,E

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Patrícia e Alzira - História

Atividades da semana de: 29/06 a 03/07

Orientações:

  Brasil: A Colônia que virou Reino.

Curiosidade: Você sabia que “Criado Mudo” é o nome de um móvel utilizado ao lado da cama que serve para guardar objetos, luminárias e coisas, para que não se tenha que levantar à noite para buscar! Antes da abolição da escravatura, a função exercida hoje pelo objeto era desempenhada por um escravo, que deveria ficar calado, por isso considerado “mudo” e sempre pronto para atender as “necessidades” de seu senhor. Assim, a função do móvel foi vinculada a expressão utilizada. Devido a esse histórico essa expressão é considerada racista.

Você conhece alguma expressão que pode ser considerada racista, mas que as vezes utilizamos sem refletir sobre o histórico dela? De o exemplo e explique.

Agora vamos pensar sobre: Qual era a condição dos povos indígenas, durante o período colonial e império?

Para isso leia o texto de apoio Fonte 1” Carta Régia de 13 de Maio de 1808” do caderno do aluno 2ºbimestre página 46.

Responda:

1-      Com a chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, então uma de suas colônias, o príncipe regente Dom João VI promulgou a Carta Régia de 13 de maio de 1808. Após a leitura da carta, faça um texto com no mínimo 10 linhas exemplificando como era o tratamento aos povos indígenas.

 

 Entregar as atividades até 09 de julho através do e-mail patricia_regis@ymail.com ou do WhatsApp 972805588

 Qualquer dúvida entrar em contato por e-mail ou WhatsApp.

 

Ano / série: 8º ano A, C, D e E

Objetos de estudo: Brasil: A Colônia que virou Reino.

 

Competências/Habilidades: (EF08HI13) (EF08HI12) (EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

Tempo de estudo:   4 aulas de 45 min

 

INGLÊS

Escola Estadual Omar Donato Bassani

Professora Rosangela e professora Giselle, professora Ângela

29/06 a 03/07

Orientações ;Acompanhar as aulas pelo Centro de Mídia da Secretaria de Educação  do estado de São Paulo, e fazer uso do caderno do aluno FAZ ESCOLA  volume 2

Atividades;continuação da apostila pag 33

activity= atividade 4

Questão a) leia o texto 

tradução do texto 

The Space Age= A era era espacial.

 

Assim como a era da Descoberta no século 15, a Era Espacial tinha seus próprios movimentos e objetivos particulares.

A União Soviética iniciou  a Era Espacial em 1957 com o lançamento do satélite SPUTINIK. Diferentemente das Grandes Navegações, cujos objetivos incluíam tesouros e aquisições de terras, as principais motivações da Era Espacial eram o desenvolvimento científico e prestígio.

Agora no século 21 com a descoberta de água na lua e em marte com empresas espaciais privadas, ainda não está claro que a próxima Era será determinada por.........

 

OBS. Agora que você já pode ler o texto  responda as questões na própria apostila; caso queira pode responder em português.

Questão 

b) Pesquise e circule no texto o significado das palavras que você não conhece usando um dicionário ou a internet

c)1, 2, 3, 4 responda as questões sobre o texto

 

1)Sobre  o que o texto fala? (ou seja qual é o assunto do texto ) Resposta  fala sobre....................

2) O  que era o SPUTINIK? Resposta era ......................

3 Quem  lançou o SPUTINIK? Resposta foi...............................

4) Quando foi lançado o SPUTINIK? Resposta foi lançado ....................

Qualquer dúvida ligar 947464622 ou me mandar mensagens

 

Anos 8°A, B,C,D,E

Objetos de estudos gêneros textuais diversificados apostila volume 2

Competência e Habilidades

(EF08LI15) Utilizar de modo inteligível as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades

Tempos  de estudos 2 aulas de 45 min cada

PORTUGUÊS 8º A,B

Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo

EE OMAR DONATO BASSANI

Atividade de português – 2° bimestre – Professor Leandro – Semana de 29/06 a 03/07 - 8ºA e B – 6 aulas

Orientações: Não precisa copiar. Responder no caderno. Enviar por whatsapp.

Habilidades:

EF69LP36B Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilo.

EFO8LPO1C Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar.

Conteúdo – artigo de divulgação científica.

Aula planejada com base no caderno do aluno 2° bimestre.


Texto 1
 - USP LIDERA FORÇA-TAREFA PARA DESCOBRIR AS CONEXÕES ENTRE AS ESPÉCIES

 

Estudo poderá prever consequências de desastres ecológicos como o que está ocorrendo no Nordeste

 

 25/11/2019

Texto: Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

 

O que leva um grupo de pesquisadores das instituições mais qualificadas do planeta a se unirem para estudar morcegos e suas relações com plantas? As descobertas desses cientistas – à primeira vista, sem muita importância – ganharam as páginas de uma das revistas mais relevantes do mundo nas áreas de ecologia e evolução, a Nature Ecology & Evolution.

 Para compreender o trabalho dessa força-tarefa da ciência, formada por dois professores da USP e mais oito pesquisadores, três brasileiros e cinco estrangeiros, basta esquecer os morcegos e as plantas (temporariamente), e pensar no desastre ecológico que está ocorrendo agora no litoral do Nordeste. Hoje, é impossível calcular as consequências que o óleo pode trazer ao ecossistema da região.

 No entanto, o impacto da contaminação poderia ser calculado se houvesse um banco de dados com informações sobre os animais que vivem no local, bem como as relações que são estabelecidas entre as diferentes espécies. Foram dados desse tipo, nesse caso mostrando as interações entre morcegos e plantas, registradas ao longo de 70 anos por centenas de naturalistas, que deram origem ao estudo “Compreendendo as regras de montagem de uma rede multicamadas continental” (Insights on the assembly rules of a continent -wide multilayer network).]

 “Nosso estudo mostra que é possível analisar como a extinção de espécies de animais e plantas afeta o equilíbrio de um ecossistema, alterando a biodiversidade em diversas regiões do planeta”, explica o professor Marco Mello, do Instituto de Biociências (IB) da USP, que liderou a força-tarefa do estudo.

 “As ferramentas computacionais e matemáticas que desenvolvemos para estudar as relações entre os morcegos e as plantas podem ser aplicadas a qualquer outro ecossistema”, completa o professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemática e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

 Então, imagine se esses cientistas tivessem à disposição dados sobre as tartarugas-marinhas, os peixes, as aves, os corais e os demais animais que habitam as áreas contaminadas do litoral do Nordeste ao longo de muitos anos. Ora, eles poderiam utilizar as mesmas ferramentas empregadas no estudo sobre morcegos e plantas. Assim, seriam capazes de prever as consequências que o óleo traria à teia da vida nordestina, incluindo aí os seres humanos.

 



Após a leitura do texto 1 Observe o texto 2 e responda as perguntas.





 

 
 













 

.  
























 

1. Qual é o gênero textual tratado nos dois textos?

2.   Em sua opinião qual é a importância deste gênero?

3.   O que os textos têm em comum? Justifique sua resposta?

4.   Qual a função apresentada no texto 1?

5.   Qual a função apresentada no texto 2?

6.   Onde é comum encontrarmos textos como estes?

7.   Qual é o assunto do texto 1?

8.   Qual é o assunto do texto 2?

9.   No texto 1: O que leva um grupo de pesquisadores das instituições mais qualificadas do planeta a se unirem para estudar morcegos e suas relações com plantas?

10.              No texto 2: Quais nutrientes os vermes disputam no organismo com o organismo do hospedeiro? E qual é a doença que esse verme pode causar em uma pessoa?

 


CIÊNCIAS

ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO de São Bernardo do Campo

Classe/Serie 8ª Fundamental (A/B/C/D/E)

PROFESSORA: Andreia Vitale – Ciências

 

Matéria da semana 29/06 a 03/07

Reprodução

 

Objetivos das atividades propostas

(explicitar os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)

   Identificar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. 

   Identificar as principais diferenças entre reprodução sexuada e reprodução assexuada.

   Reconhecer a principal diferença entre os tipos de fertilização identificando as circunstâncias em que cada tipo ocorre preferencialmente.

    

Roteiro de Estudo:  Orientações

(Apresentação das atividades, procedimentos detalhados para realização,

material utilizado e forma de registro).

1-      Ler e interpretar o texto.

2-      Copie o texto em seu caderno e responda as questões a seguir

3-      Entregar na próxima semana as questões

 

Tipos de Fecundação

A fecundação pode ser de dois tipos.

Externa: O gameta feminino e o masculino e o masculino são liberados em um ambiente externo. Exemplos: a maioria dos peixes ósseos, ouriços e anfíbios.

Interna: O gameta masculino é deposito dentro do corpo da fêmea. Exemplo: mamíferos, aves e repteis.

Algum ser vivo tem sistemas reprodutores masculinos e feminino no mesmo individuo, são chamados de hermafroditas, e pode ocorrer a autofecundação. No entanto, casos de autofecundação não são comuns nos animais. É mais frequente que hermafroditas façam a fecundação cruzada, em dois organismos fecundam um ao outro, como a minhoca.

Vantagem e desvantagens dos diferentes tipos de reprodução:

 

Na reprodução sexuada a desvantagem é o período maior, levando o crescimento da população mais demorado, porém gera variabilidade genética, aumentando as chances de sobrevivência da espécie. A reprodução assexuada tem como vantagens ser um processo rápido e com um pequeno gasto de energia.

Responda:

 

1-    Cite os tipos de reprodução de acordo com o texto acima.

2-    Há fecundação externa em ambiente terrestre?

3-    A que tipo de reprodução a frase abaixo se refere? Cite vantagens e desvantagens.

 

   Muitos organismos marinhos liberam gametas na água para garantir a perpetuação da espécie. ”

 

 

4-    Considerando os diferentes tipos de reprodução, qual é a mais vantajosa em caso de alterações ambientais?

5-    Cite o exemplo de duas espécie cuja reprodução seja sexuada e com fecundação interna e explique porque tem esse nome.

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani


Professora: JAQUELINE DE NAZARÉ RIBEIRO SILVA


Atividades da semana de: Educação Física. Orientações:

● JUDÔ EM CASA: Amortecimento de Queda- "UKEMI"

● USHIRO UKEMI- https://youtu.be/UKox9rgjsFo


● YOKO UKEMI- https://youtu.be/pPYT1QZCH4w


● MAE UKEMI- https://youtu.be/uHgZraBhn9s


● Abrir os links , assistir os vídeos;


● Escolher um dos movimentos de Amortecimento de Queda-“UKEMI" . Tentar treinar em casa.

● Caso não consiga abrir os links, fazer a leitura e interpretação na prática os movimentos do UKEMI, da apostila na página 43 e 44.


● Forma de entrega da atividade: Filmagem, desenhos ou imagem (fotos).


● Para fazermos a prática da aula, precisaremos que você arrume um espaço para experimentar e treinar os movimentos; camisa de manga comprida usada e calça de moleton ou legging .


● Entregar as atividades :29/06 a 03/07/2020.


● Qualquer dúvida : no wattsap do grupo ou no blog da escola.

Ano / série:

8° A,B,C,D,E

Objetos de estudo -

Judô


Competências/ Habilidades:

-Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticos.


Tempo de estudo:

Ex. 2 aulas de 45 min semanais.


GEOGRAFIA

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professor: Marcelo
Disciplina - Geografia
Turmas destinadas – 8 ano
Orientações:
Ler atentamente as perguntas sobre a terceira Revolução Industrial para
responder as seguintes questões.
Utilize como apoio livros que retratam o assunto ou até mesmo sites
.
 ENTREGAR VIA EMAIL professormarcelinho90@yahoo.com.br ou grupo de whats 

Essa revolução tem como principal foco o impacto que as tecnologias
trouxeram para a mão de obra empregada nas fábricas e o aumento de
produção.

Bom estudo!

A Terceira Revolução Industrial

1). Nas três últimas décadas do século XX, a produção fordista já se
mostrava rígida e inapta para cumprir com as demandas dos novos
tempos. Qual foi o resultado desse modelo de produção?
R.
 
2) O modelo fordista não se adaptava as constantes e aceleradas
mudanças tecnológicas. O que era necessário para mudar esse
quadro?
R.
 
3) Como a Terceira Revolução Industrial pode ser percebida por todos
nos anos 1990?
R.
 
4) O que tais avanços tecnológicos trouxeram?
R.
 
5) O que as novas tecnologias de informação permitiram?

PORTUGUÊS 8º C,D,E

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Roseane de l.taveira

Disciplina: Língua portuguesa

Atividades da semana de: 29/06/2020 à 03/07/2020

Orientações:

·         Ler as explicações sobre, Sintaxe.

·         Oque são mapas mentais.

·         Ler o texto “Um caminho com muitas redes”, do caderno do aluno Vol.II.pag.23ao 24.

·         Ler texto “Como funciona o mapeamento multicamadas de conexões entre as espécies”, do caderno do aluno Vol.II,pag. 25.

·         Fazer as atividades relacionadas ao texto da pag.24ao25.

·         Entregar as atividades: Via what sap. (11)97280-4969 

·         Qualquer dúvida: entrar em contato com a professora pelo whatsapp (11)97280-4969 

Ano /serie 8°

8ano C,D,E

 

Objetivo de estudo

 

*Explicação sobre, Sintaxe.

*Compreendendo melhor o conjunto da sintaxe.

*Oque são mapas mentais.

*Ler o texto “Um caminho com muitas redes”, do caderno do aluno Vol.II.pag.23ao 24.

*Fazer as atividades relacionada ao texto da pag.24,exercício (1 ao 4)

*Ler texto “Como funciona o mapeamento multicamadas de conexões entre as espécies”, do caderno do aluno Vol.II,pag. 25.

*Atividade do caderno do aluno da pag 25 somente o (a,b e c).

 

Competência e habilidades

 

 

*Planejar textos de divulgação cientifica,a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente,de rodas e sínteses de literatura ou de registros de experimentos ou de estudo de campo,produzir,revisar e editar texto voltado para a divulgação cientifica.

*produzir textos voltados para a divulgação dói conhecimento e de pesquisas considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

(EF69LP35) (EF69LP36)

Tempo de estudo

5 aulas de 45 minutos

                          

                                            SINTAXE

A sintaxe e a parte da gramática responsável por estudar a disposição da palavras dentro de frases orações ,bem como as relações entre si,para compor o significado.Ela também é a responsável pelo estudo da relação das orações dentro do período.

A sintaxe e utilizada para formar uma sentença compreensível, dessa forma quando há alteração nas relações que as palavras estabelecem entre si o sentido de uma sentença também muda, ainda que sejam as mesmas palavras.

 

Compreendendo melhor o conjunto da Sintaxe.

*Frase: tem como objetivo transmitir uma mensagem objetiva,podendo ser constituída por apenas uma palavra ou pode ter maior complexidade.

 

Tipos de frase,exemplos:

Frase declarativa afirmativa: “Isto vai cair.”

Frase declarativa negativa: “Isto não vai cair.”

Frase Interrogativa direta: “Ele vai sair?”

Frase interrogativa indireta: “Queria saber se ele vai sair?”

Frase imperativa afirmativa: “Vá para a sala.”

Frase imperativa negativa: “Não vá para a sala.”

Frases exclamativas: “Isto vai cair em mim!  

Frases optativas: “Que Deus te abençoe!”

 

Lembrando que frases interrogativas : pouco informam ou questionam, podendo ser direta ou indireta.

 Frase imperativa : normalmente empregadas em períodos, ordens e conselhos seu objetivo e de influenciar as ações do receptor,podendo ser afirmativa ou negativa.

Frase exclamativas : são usadas para expressar uma emoção ou estado emotivo.

Frase optativas: são usadas para desejar algo.

                                                   Resumindo

Frase: é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras.

Oração: e uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal).

Período: e uma frase formada por uma ou mais orações podendo então ser simples ou composto.

                                       Oque são mapas mentais?

São esquemas, diagramas ilustrados com palavras-chaves ou desenhos que se relacionam com um tema central; Esses ícones-chaves se conectam e estimulam a sua capacidade de raciocínio, alem de fazer com que você consiga memorizar e acessar informações mais facilmente.

Ao elaborar um mapa mental: podem-se usar canetas e lápis coloridos, no centro da folha você escreve o tema central do estudo e a partir dele, partem ramificações, setas, desenhos, caixas, entre outros, que relacionam com o conteúdo de estudo.

                                                         Atividade

Ler o texto “Um caminho com muitas redes.” da pag.23 a 24 do caderno do aluno vol.II

Responder em seu caderno as questões da terceira parada para analise textual da pag.24 da questão (1 ao4).

Com as explicações sobre Sintaxe e oque são mapas mentais, responda no seu caderno o contexto da pag.25 parte 4, sobre “Como funciona o mapeamento multicamadas de conexões entre as espécies.” E responda as questões da pag.26,somente as perguntas relacionadas a quarta parada para análise textual.(a,b,c).

 

A seguir um Exemplo de mapa mental.

 

 

 

Parodia:

É a alteração de sentido de um texto,mas com estrutura igual.

Hipertexto

Leitura não linear intimamente relacionada ao mundo tecnológico

Paráfrase

É a reprodução das idéias de um texto.

 

 

        ↓↓

 ↓↓                          ↓↓

Intertextualidade

 

           ↑↑                          ↑↑ 

Citação  :

É uma transcrição de outro texto marcada por itálico.

                

Epigrafe

É a citação que inicia um texto.