Classe/Serie
8ª Fundamental ( A/B/C/D/E ) PROFESSORA: Andreia Vitale –
Ciências Matéria da semana 22/06 á
26/06 Reprodução |
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Objetivos
das atividades propostas |
(explicitar os objetos de estudo e
as habilidades a serem trabalhadas) |
Identificar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em
relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Identificar as principais diferenças entre reprodução sexuada e
reprodução assexuada.
Reconhecer a principal diferença entre os tipos de fertilização
identificando as circunstâncias em que cada tipo ocorre preferencialmente.
Roteiro de Estudo: Orientações |
(Apresentação das atividades,
procedimentos detalhados para realização, material utilizado e forma de registro). |
1- Ler e interpretar o texto.
2- O texto está no livro de ciências
pagina 11 á 14.
3- Copie o texto em seu caderno e
responda as questões a seguir
4- Entregar na próxima semana as questões
Reprodução
A
reprodução dos seres vivos sempre despertou o interesse da humanidade. Houve um período em que se acreditava que o
macho não tinha participação na concepção. Depois surgiu a teoria de que o
macho não só participava do processo de reprodução como sim em seu sêmen
estaria um ser vivo praticamente formado que se desenvolveria no ventre da
mulher, no caso dos seres humanos.
Hoje
vários estudos revela que o processo reprodutivo dos seres vivos é muito
complexo, com diversas estratégias de reprodução. São esses mecanismos que estudaremos
Tipos
de reprodução
Os
seres vivos, unicelulares e pluricelulares desenvolvem, a longo de sua
evolução, mecanismos reprodutivos que
deixam descendestes e possui
possibilitam a perpetuação das espécies. Há 2 processos reprodutivos
básicos:
A reprodução assexuada e a
reprodução sexuada.
A
reprodução sexuada ocorre por meio
da união de células sexuais masculinas e femininas, chamadas gametas, o que não ocorrem na
reprodução assexuada.
Reprodução
assexuada
Em
tipo de reprodução individual que
produz clones, descendentes idênticos aos indivíduos que lhe deram origem.
O
processo baseia-se na divisão celular, em que uma célula se divide em duas,
ambas com as mesmas características da original. Veja os principais tipos de reprodução assexuada.
ü Divisão binaria: processo
comum em indivíduos unicelulares. O
organismo se divide em duas partes muito semelhantes em tamanho e composição,
originando dois indivíduos. Exemplos:
Bactérias e protozoários;
ü Fragmentação ou regeneração: o
organismo se fragmenta e cada pedaço origina um novo individuo processo que
ocorre em alguns invertebrados. Exemplos:
planarias e estrelas do mar.
ü
Brotamento: um
brotamento se desenvolve na superfície de um organismo e depois de algum tempo se
desprende, originando um individuo independente, ou permanecem no organismo
adulto formando colônias. Exemplos:
água – viva, anêmona e hidras.
ü Esporulação: um
organismo produz estruturas reprodutivas chamadas esporos que, ao germinar,
originam novos indivíduos. Exemplos:
fungos.
ü Partenogênese: a
célula reprodutora se desenvolve sem que tenha ocorrido fecundação e da origem
a um novo individuo. Exemplos: abelhas e formigas. No caso das abelhas, além dos ovos fecundados,
as rainhas põem ovos não fecundados. Os ovos fecundados geram indivíduos fêmeos
e os ovos não fecundados se desenvolvem por partenogênese gerando indivíduos
machos (zangão).
A reprodução assexuada, muito comum entre as plantas, é chamada de
reprodução vegetativa. A planta tem muitas estratégias para produzir novos
indivíduos a partir de diferentes partes do corpo: caules subterrâneos ou
rizomas, caules rastejantes ou estômatos, tubérculos, raízes e folhas.
Reprodução
sexuada
A
reprodução sexuada envolve a participação das células sexuais, os gametas. o
gameta masculino é denominado espermatozoide
, e o gameta feminino ovócito.
Nesse
tipo de reprodução ocorre a fecundação, que é a união dos gametas feminino e masculino,
originando a célula ovo, também chamada de zigoto.
Metade
do material genético do zigoto cem do espermatozoide, a outra a metade, do ovócito.
Isso significa que o individuo gerado não é idêntico a um dos parentais, mais tem
metade da carga genéticas de cada um,criando
uma nova combinação de genes. A combinação de genes recebidos forma um descendentes
com características próprias.
Zigoto sofre
sucessivas divisões celulares e resultar inicialmente em um embrião, que continua
a se desenvolver, dando origem a um feto.
O feto, por fim, se desenvolverá até se transformar no individuo pronto para nascer.
Exercícios:
1 - A reprodução é a capacidade de um ser vivo de produzir descendentes,
ou seja, de propagar a sua espécie. Por muito tempo, acreditou-se que
micro-organismos eram incapazes de se reproduzir, entretanto, hoje se sabe que
até mesmo bactérias apresentam reprodução. Nesses organismos, geralmente,
observa-se a divisão de uma célula em duas, em um tipo de reprodução conhecido
como:
a) reprodução
assexuada. b)
partenogênese.
c) conjugação. d) reprodução
sexuada. e) enxertia.
2 - Quando analisamos um grupo de bactérias que se reproduzem
assexuadamente, verificamos que nem todas são idênticas, sendo esse um dos
motivos que levam, por exemplo, ao surgimento de superbactérias. Essa
variabilidade genética é conseguida graças.
a) à mistura do
material genético de diferentes indivíduos.
b) às mutações. c) à combinação. d) às adaptações direcionadas. e) ao uso e desuso de estruturas.
3 - Ao analisar alguns
anfíbios em seu momento de reprodução, percebeu-se que alguns realizam
fecundação externa. Um aluno, então, concluiu que se tratava de uma reprodução
assexuada. O aluno está correto?
a) Sim, pois na reprodução sexuada
obrigatoriamente devem ocorrer relações sexuais.
b) Sim, pois o contato com os gametas
ocorreu fora do corpo do animal.
c) Não, pois a reprodução assexuada é
exclusiva das bactérias.
d) Não, pois, em uma reprodução
sexuada, é necessária apenas a combinação do material genético.
e) Não, pois mesmo que não ocorra
transferência de material genético, para haver reprodução sexuada, basta apenas
que exista um macho e uma fêmea.
4- Associe
corretamente as colunas:
5
- Por que os seres vivos
que se reproduzem assexuadamente
são exatamente iguais aos que lhe deram origem?
6
- Qual a condição necessária para que haja a
reprodução sexuada?
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