sábado, 20 de junho de 2020

CIÊNCIAS 8º A,B,C,D,E

              Classe/Serie 8ª Fundamental (  A/B/C/D/E  )

                                  PROFESSORA: Andreia Vitale – Ciências

 

                                Matéria da semana 22/06 á 26/06

                      Reprodução

 

Objetivos das atividades propostas

(explicitar os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)

   Identificar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. 

   Identificar as principais diferenças entre reprodução sexuada e reprodução assexuada.

   Reconhecer a principal diferença entre os tipos de fertilização identificando as circunstâncias em que cada tipo ocorre preferencialmente.

    

Roteiro de Estudo:  Orientações

(Apresentação das atividades, procedimentos detalhados para realização,

material utilizado e forma de registro).

1-      Ler e interpretar o texto.

2-      O texto está no livro de ciências pagina 11 á 14.

3-      Copie o texto em seu caderno e responda as questões a seguir

4-       Entregar na próxima semana as questões

 

Reprodução

A reprodução dos seres vivos sempre despertou o interesse da humanidade.  Houve um período em que se acreditava que o macho não tinha participação na concepção. Depois surgiu a teoria de que o macho não só participava do processo de reprodução como sim em seu sêmen estaria um ser vivo praticamente formado que se desenvolveria no ventre da mulher, no caso dos seres humanos.

Hoje vários estudos revela que o processo reprodutivo dos seres vivos é muito complexo, com diversas estratégias de reprodução. São esses mecanismos que estudaremos

 

Tipos de reprodução

 

Os seres vivos, unicelulares e pluricelulares desenvolvem, a longo de sua evolução, mecanismos reprodutivos que deixam descendestes  e possui possibilitam a perpetuação das espécies. Há 2 processos reprodutivos básicos:

A reprodução assexuada e a reprodução sexuada.

A reprodução sexuada ocorre por meio da união de células sexuais masculinas e femininas, chamadas gametas, o que não ocorrem na reprodução assexuada.

Reprodução assexuada

Em tipo de reprodução individual que produz clones, descendentes idênticos aos indivíduos que lhe deram origem.

O processo baseia-se na divisão celular, em que uma célula se divide em duas, ambas com as mesmas características da original. Veja os principais tipos de reprodução assexuada.

 

 

ü  Divisão binaria: processo comum em indivíduos unicelulares.   O organismo se divide em duas partes muito semelhantes em tamanho e composição, originando dois indivíduos. Exemplos: Bactérias e protozoários;

 

ü  Fragmentação ou regeneração: o organismo se fragmenta e cada pedaço origina um novo individuo processo que ocorre em alguns invertebrados. Exemplos: planarias e estrelas do mar.

 

ü  Brotamento: um brotamento se desenvolve na superfície de um organismo e depois de algum tempo se desprende, originando um individuo independente, ou permanecem no organismo adulto formando colônias. Exemplos: água – viva,  anêmona e hidras.

 

ü  Esporulação: um organismo produz estruturas reprodutivas chamadas esporos que, ao germinar, originam novos indivíduos. Exemplos: fungos.

 

ü  Partenogênese: a célula reprodutora se desenvolve sem que tenha ocorrido fecundação e da origem a um novo individuo. Exemplos: abelhas e formigas.  No caso das abelhas, além dos ovos fecundados, as rainhas põem ovos não fecundados. Os ovos fecundados geram indivíduos fêmeos e os ovos não fecundados se desenvolvem por partenogênese gerando indivíduos machos (zangão).

A reprodução assexuada, muito comum entre as plantas, é chamada de reprodução vegetativa. A planta tem muitas estratégias para produzir novos indivíduos a partir de diferentes partes do corpo: caules subterrâneos ou rizomas, caules rastejantes ou estômatos, tubérculos, raízes e folhas.

Reprodução sexuada

A reprodução sexuada envolve a participação das células sexuais, os gametas. o gameta masculino é denominado espermatozoide , e o gameta feminino ovócito.

Nesse tipo de reprodução ocorre a fecundação, que é a união dos gametas feminino e masculino, originando a célula ovo, também chamada de zigoto.

Metade do material genético do zigoto cem do espermatozoide, a outra a metade, do ovócito. Isso significa que o individuo gerado não é idêntico a um dos parentais, mais tem metade da  carga genéticas de cada um,criando uma nova combinação de genes. A combinação de genes recebidos forma um  descendentes com características próprias.

Zigoto sofre sucessivas divisões celulares e resultar inicialmente em um embrião, que continua a se desenvolver, dando origem a um feto. O feto, por fim, se desenvolverá até se transformar no individuo pronto para  nascer.

 

Exercícios:

 

1 - A reprodução é a capacidade de um ser vivo de produzir descendentes, ou seja, de propagar a sua espécie. Por muito tempo, acreditou-se que micro-organismos eram incapazes de se reproduzir, entretanto, hoje se sabe que até mesmo bactérias apresentam reprodução. Nesses organismos, geralmente, observa-se a divisão de uma célula em duas, em um tipo de reprodução conhecido como:

a) reprodução assexuada.                b) partenogênese.

c) conjugação.                             d) reprodução sexuada.              e) enxertia.

 

2 - Quando analisamos um grupo de bactérias que se reproduzem assexuadamente, verificamos que nem todas são idênticas, sendo esse um dos motivos que levam, por exemplo, ao surgimento de superbactérias. Essa variabilidade genética é conseguida graças.

a) à mistura do material genético de diferentes indivíduos.

b) às mutações.                  c) à combinação.       d) às adaptações direcionadas.  e) ao uso e desuso de estruturas.

 

3 - Ao analisar alguns anfíbios em seu momento de reprodução, percebeu-se que alguns realizam fecundação externa. Um aluno, então, concluiu que se tratava de uma reprodução assexuada. O aluno está correto?

 

a) Sim, pois na reprodução sexuada obrigatoriamente devem ocorrer relações sexuais.

b) Sim, pois o contato com os gametas ocorreu fora do corpo do animal.

c) Não, pois a reprodução assexuada é exclusiva das bactérias.

d) Não, pois, em uma reprodução sexuada, é necessária apenas a combinação do material genético.

e) Não, pois mesmo que não ocorra transferência de material genético, para haver reprodução sexuada, basta apenas que exista um macho e uma fêmea.

 

4-  Associe corretamente as colunas:


 


5 - Por que os seres vivos que se reproduzem assexuadamente são exatamente iguais aos que lhe deram origem?

 

6 -  Qual a condição necessária para que haja a reprodução sexuada?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário