ESCOLA ESTADUAL
OMAR DONATO BASSANI
_______________________________________________________________
Nome do aluno:
_______________________________________ 8º ano ____
Disciplina: Geografia –
Professor: Marcelo Cruz Pereira.
Habilidades:
(EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país e analisar os
conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações
geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir
do pós-guerra;
(EF08GE08)
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África,
assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
COMBINADOS:
ü Realizar
as atividades propostas no caderno;
ü Coloque
a data referente a 22/06/2020;
ü A
entrega das atividades deverá ser realizada no retorno das aulas
presenciais.
ORIENTAÇÕES:
ü Esta
atividade se refere ao conteúdo contido no CADERNO DO ALUNO volume 2 /
parte 2; páginas 22, 23, 24
Leia COM ATENÇÃO alguns conceitos de palavras que vamos estudar:
TERRITÓRIO: O território é um
importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens.
O território é
usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir
de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última
apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras. O
termo território vem do latim “territorium”,
expressão que se referia a uma terra delimitada ou sob uma dada jurisdição.
Apesar dessa definição
simples, o conceito de território é polissêmico e transformou-se muito ao longo
do tempo, o que torna difícil a sua elaboração, haja vista que, conforme a
abordagem empregada, o território passa a ser visto com uma nova roupagem.
DICA
DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDO:
Se quiser saber mais sobre este assunto pesquise aqui https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-territorio.htm
GEOPOLÍTICA: nada
mais é que a área de estudos preocupada em entender as relações de poder
entre os Estados, considerando as vias diplomáticas e militares.
O termo Geopolítica surgiu na
obra do cientista político Rudolf Kjellén, no início do
século XX. Ele se baseou no livro “Politische Geographie“ (Geografia
Política) do alemão Friedrich Ratzel. Foi principalmente durante
a ascensão do fascismo europeu (sim,
o nazismo), que as questões territoriais ganharam uma
nova abordagem para os Estados.
DICA
DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDO:
Se quiser saber mais sobre este assunto pesquise aqui https://www.stoodi. com.br/blog/2018/03/22/o-que-e-geopolitica/
CONFLITO: Luta entre grupos sociais pela supremacia, envolvendo tensões,
discórdia e choque de interesses.
O conflito é tão antigo
quanto a sociedade humana
e, embora hoje nós o consideremos como algo inaceitável e que deva ser evitado,
em termos históricos mais abrangentes, conflitos e conquistas
influenciaram o universo humano e resultaram na expansão da humanidade pelo
globo. A expansão colonial ocidental se baseou na exploração declarada
de populações-alvo e recursos naturais, porém, ao criar relações de conflito
por uma área geográfica mais extensa, o colonialismo também incentivou a maior
interconectividade global. Para Georg Simmel, conflito é uma forma de
associação humana em que as pessoas são colocadas em contato entre si e por
meio da qual se pode alcançar a união. Esse é um importante ponto de partida
porque nos ajuda a evitar a ideia de que o conflito é o término das relações
e interações.
DICA DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDO: Se quiser saber mais sobre este assunto pesquise aqui http://editoraunesp.com.br/blog/confira-o-conceito-de-conflito-de-acordo-com-giddens-e-sutton
TENSÕES: Se o século XX deu origem
à era da guerra total, como afirmou o historiador inglês Eric Hobsbawm, o século XXI
inaugura a era da
insegurança e da eminência mundial de uma nova onda de
guerras. Esse receio diante da possibilidade de novos conflitos tem início com
a simbólica data de 11 de Setembro de 2001, com o atentado terrorista de Osama Bin laden às torres
gêmeas do World Trade Center.
Dessa forma, o primeiro ano do terceiro milênio começou com uma grande
catástrofe, em que o medo trouxe instabilidade na defesa da paz mundial.
As relações entre os
Estados tornaram-se mais complexas a partir do atentado nos Estados Unidos, e a
tensão militar adquiriu força nos últimos anos. Essa instabilidade entre as
nações é exemplificada, por exemplo, na política nuclear do Irã, que
descumprindo medidas de seguranças investe pesado na produção de armas
nucleares, com a justificativa de que essa produção será exclusivamente
utilizada para fins pacíficos. Todavia, existe uma insegurança entre vários
países, principalmente do Ocidente, de que essa narrativa iraniana seja coberta
de interesses para uma suposta guerra
nuclear. Ou seja, tais atitudes geram TENSÕES entre países.
DICA
DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDO:
Se quiser saber mais sobre este assunto pesquise aqui https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/conflitos-tensoes-no-mundo-atual.htm
Após a leitura destes CONCEITOS: TERRITÓRIO, GEOPOLÍTICA, CONFLITO e TENSÕES pegue o CADERNO DO ALUNO 8º ANO volume 2 / parte 2, página 22 e RESPONDA em seu caderno as perguntas propostas na ATIVIDADE 1. Depois volte para esta atividade.
DESAFIO: Você sabe o que significa a palavra “ESTADUNIDENSE”?
Significado de Estadunidense
Adjetivo
Relativo aos
Estados Unidos da América. Substantivo masculino e feminino. O natural desse
país. (Sin.: norte-americano.).
Exemplos com a palavra estadunidense:
O áudio foi gravado momentos antes de o presidente estadunidense gravar uma entrevista para o canal
CNBC.Folha de S.Paulo, 16/09/2009
No geral, o estudo também traz um grande crescimento do uso de redes sociais entre a população estadunidense. Folha de S.Paulo, 06/04/2012
DICA: Sempre que desconhecer o significado de uma palavra peça ajuda a um dicionário. Sugestão https://www.dicio.com.br/estadunidense/
Você sabe em que país foi criada a CALÇA JEANS? Descubra a origem dela na página 23 do CADERNO DO
ALUNO volume 2, parte. Leia o texto proposto: “Calça Jeans: conheça a
história da peça curinga dos guarda-roupas!”
ü Depois da leitura
continue com o CADERNO DO ALUNO volume 2, parte 2, página 23 e preencha o
“QUADRO 1 – Pesquisa de produtos estadunidenses consumidos pelos brasileiros”.
ü Em seguida, continue
no CADERNO DO ALUNO volume 2, parte 2, página 24 e faça o exercício
proposto: Registrar em seu caderno, os produtos e/ou serviços oriundos da
cultura estadunidense que você e sua família consomem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário