sábado, 20 de junho de 2020

GEOGRAFIA 8° A,B,C,D,E

ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

_______________________________________________________________

Nome do aluno: _______________________________________ 8º ano ____

Disciplina: Geografia – Professor: Marcelo Cruz Pereira.

Habilidades:

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país e analisar os conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra;

(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

COMBINADOS:

ü  Realizar as atividades propostas no caderno;

ü  Coloque a data referente a 22/06/2020;

ü  A entrega das atividades deverá ser realizada no retorno das aulas presenciais.

ORIENTAÇÕES:

ü  Esta atividade se refere ao conteúdo contido no CADERNO DO ALUNO volume 2 / parte 2; páginas 22, 23, 24



Leia COM ATENÇÃO alguns conceitos de palavras que vamos estudar:

TERRITÓRIO: O território é um importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens.

território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras. O termo território vem do latim “territorium”, expressão que se referia a uma terra delimitada ou sob uma dada jurisdição.

 

Apesar dessa definição simples, o conceito de território é polissêmico e transformou-se muito ao longo do tempo, o que torna difícil a sua elaboração, haja vista que, conforme a abordagem empregada, o território passa a ser visto com uma nova roupagem.

 

DICA DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDO: Se quiser saber mais sobre este assunto pesquise aqui https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-territorio.htm

 

 GEOPOLÍTICA: nada mais é que a área de estudos preocupada em entender as relações de poder entre os Estados, considerando as vias diplomáticas e militares.

O termo Geopolítica surgiu na obra do cientista político Rudolf Kjellén, no início do século XX. Ele se baseou no livro “Politische Geographie (Geografia Política) do alemão Friedrich Ratzel. Foi principalmente durante a ascensão do fascismo europeu (sim, o nazismo), que as questões territoriais ganharam uma nova abordagem para os Estados.

 

DICA DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDO: Se quiser saber mais sobre este assunto pesquise aqui https://www.stoodi. com.br/blog/2018/03/22/o-que-e-geopolitica/

CONFLITO: Luta entre grupos sociais pela supremacia, envolvendo tensões, discórdia e choque de interesses.

O conflito é tão antigo quanto a sociedade humana e, embora hoje nós o consideremos como algo inaceitável e que deva ser evitado, em termos históricos mais abrangentes, conflitos e conquistas influenciaram o universo humano e resultaram na expansão da humanidade pelo globo. A expansão colonial ocidental se baseou na exploração declarada de populações-alvo e recursos naturais, porém, ao criar relações de conflito por uma área geográfica mais extensa, o colonialismo também incentivou a maior interconectividade global. Para Georg Simmel, conflito é uma forma de associação humana em que as pessoas são colocadas em contato entre si e por meio da qual se pode alcançar a união. Esse é um importante ponto de partida porque nos ajuda a evitar a ideia de que o conflito é o término das relações e interações.

DICA DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDO: Se quiser saber mais sobre este assunto pesquise aqui http://editoraunesp.com.br/blog/confira-o-conceito-de-conflito-de-acordo-com-giddens-e-sutton

TENSÕES: Se o século XX deu origem à era da guerra total, como afirmou o historiador inglês Eric Hobsbawm, o século XXI inaugura a era da insegurança e da eminência mundial de uma nova onda de guerras. Esse receio diante da possibilidade de novos conflitos tem início com a simbólica data de 11 de Setembro de 2001, com o atentado terrorista de Osama Bin laden às torres gêmeas do World Trade Center. Dessa forma, o primeiro ano do terceiro milênio começou com uma grande catástrofe, em que o medo trouxe instabilidade na defesa da paz mundial.

As relações entre os Estados tornaram-se mais complexas a partir do atentado nos Estados Unidos, e a tensão militar adquiriu força nos últimos anos. Essa instabilidade entre as nações é exemplificada, por exemplo, na política nuclear do Irã, que descumprindo medidas de seguranças investe pesado na produção de armas nucleares, com a justificativa de que essa produção será exclusivamente utilizada para fins pacíficos. Todavia, existe uma insegurança entre vários países, principalmente do Ocidente, de que essa narrativa iraniana seja coberta de interesses para uma suposta guerra nuclear. Ou seja, tais atitudes geram TENSÕES entre países.

 

DICA DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDO: Se quiser saber mais sobre este assunto pesquise aqui https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/conflitos-tensoes-no-mundo-atual.htm

 Após a leitura destes CONCEITOS: TERRITÓRIO, GEOPOLÍTICA, CONFLITO e TENSÕES pegue o CADERNO DO ALUNO 8º ANO volume 2 / parte 2, página 22 e RESPONDA em seu caderno as perguntas propostas na ATIVIDADE 1. Depois volte para esta atividade. 

 

DESAFIO: Você sabe o que significa a palavra  “ESTADUNIDENSE”?

Significado de Estadunidense

Adjetivo Relativo aos Estados Unidos da América. Substantivo masculino e feminino. O natural desse país. (Sin.: norte-americano.).

Exemplos com a palavra estadunidense: 

O áudio foi gravado momentos antes de o presidente estadunidense gravar uma entrevista para o canal CNBC.Folha de S.Paulo, 16/09/2009

No geral, o estudo também traz um grande crescimento do uso de redes sociais entre a população estadunidense. Folha de S.Paulo, 06/04/2012

DICA: Sempre que desconhecer o significado de uma palavra peça ajuda a um dicionário. Sugestão https://www.dicio.com.br/estadunidense/



Você sabe em que país foi criada a CALÇA JEANS? Descubra a origem dela na página 23 do CADERNO DO ALUNO volume 2, parte. Leia o texto proposto: “Calça Jeans: conheça a história da peça curinga dos guarda-roupas!”

 

ü  Depois da leitura continue com o CADERNO DO ALUNO volume 2, parte 2, página 23 e preencha o “QUADRO 1 – Pesquisa de produtos estadunidenses consumidos pelos brasileiros”.

ü  Em seguida, continue no CADERNO DO ALUNO volume 2, parte 2, página 24 e faça o exercício proposto: Registrar em seu caderno, os produtos e/ou serviços oriundos da cultura estadunidense que você e sua família consomem.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário