sábado, 27 de junho de 2020

HISTÓRIA 8º B

ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

 

PROFESSORA BRANCA CASSAGNI

ATIVIDADES DA SEMANA DE : 29/06 A 03/07/2020

OITAVO ANO B

HISTÓRIA

TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS

ORIENTAÇÕES

LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS

COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES

AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA

AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES NO GRUPO DA SALA DE AULA OU NO PARTICULAR DA PROFESSORA.

OBJETOS DE ESTUDO

AS MUDANÇAS NO RIO DE JANEIRO COM A VINDA DA FAMÍLIA REAL (1808)

HABILIDADES (EF08HI12) CARACTERIZAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL DESDE A CHEGADA DA CORTE PORTUGUESA, EM 1808, ATÉ 1822, E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA.

 

                     A vida na corte e as transformações na cidade do Rio de Janeiro



Passagem de Sua Majestade, D. João VI, sob os arcos da Rua Direita (atual Primeiro de Março), em frente à Rua do Ouvidor. Gravura de T. M. Hippolyte Taunay, 1817. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital

A vinda da família real para o Brasil mudou, também, a fisionomia do Rio de Janeiro. A cidade que os estrangeiros acharam suja, feia e malcheirosa começou a se expandir e cuidar de sua aparência, abrindo-se às modas europeias. Para zelar pela segurança e policiamento da cidade, foi criada, ainda em 1808, a Intendência de Polícia, encarregada de todos os serviços de melhoria e embelezamento da cidade. Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc. Essas melhorias eram realizadas, muitas vezes, com a contribuição dos ricos moradores, que recebiam em troca benefícios materiais e títulos de nobreza do príncipe regente.

Os viajantes que visitavam o Rio de Janeiro se surpreendiam com a rapidez das mudanças sofridas pela cidade. Um deles, o inglês Gardner, comentou: "O grande desejo dos habitantes parece ser o de dar uma fisionomia europeia à cidade. Uma das mais belas ruas da cidade é a Rua do Ouvidor, não porque seja mais larga, mais limpa ou melhor pavimentada que as outras, mas porque é ocupada principalmente por modistas francesas, joalheiros, alfaiates, livreiros, sapateiros, confeiteiros, barbeiros".



O Chafariz do Campo (de Santana). Durante a permanência da corte no Rio, várias fontes d'água foram recuperadas e construídas, a fim de melhorar o abastecimento da cidade. Aquarela (48 x 30,5 cm) de E. Loeillot, 1835. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital

 

Durante o período de permanência de D. João no Rio de Janeiro, o número de habitantes da capital dobrou, passando de cerca de 50 mil para cerca de 100 mil pessoas. Chegaram europeus das mais diversas nacionalidades, com diferentes objetivos. Além daqueles que vinham "fazer negócio", muitos outros vinham tentando "fazer a vida". Eram espanhóis, franceses, ingleses, alemães e suíços, entre outros, das profissões as mais variadas, como médicos, professores, alfaiates, farmacêuticos, modistas, cozinheiros, padeiros, etc. Formavam um expressivo contingente de mão de obra qualificada. Instalavam-se no Rio, também, representantes diplomáticos, pois a cidade se tornara a sede do governo português.

Atividades

 

1 – QUAIS FORAM AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NO RIO DE JANEIRO APÓS A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL?

 

2 – NA SUA OPINIÃO AS MUDANÇAS FORAM BENÉFICAS PARA TODOS OS MORADORES DO RIO DE JANEIRO?

 

3 – O QUE REPRESENTAM AS IMAGENS ACIMA?


Um comentário:

  1. AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES NO GRUPO DA SALA DE AULA OU NO PARTICULAR DA PROFESSORA.
    Ñ entendi

    ResponderExcluir