sábado, 27 de junho de 2020

PORTUGUÊS 8º A,B

Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo

EE OMAR DONATO BASSANI

Atividade de português – 2° bimestre – Professor Leandro – Semana de 29/06 a 03/07 - 8ºA e B – 6 aulas

Orientações: Não precisa copiar. Responder no caderno. Enviar por whatsapp.

Habilidades:

EF69LP36B Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilo.

EFO8LPO1C Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar.

Conteúdo – artigo de divulgação científica.

Aula planejada com base no caderno do aluno 2° bimestre.


Texto 1
 - USP LIDERA FORÇA-TAREFA PARA DESCOBRIR AS CONEXÕES ENTRE AS ESPÉCIES

 

Estudo poderá prever consequências de desastres ecológicos como o que está ocorrendo no Nordeste

 

 25/11/2019

Texto: Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

 

O que leva um grupo de pesquisadores das instituições mais qualificadas do planeta a se unirem para estudar morcegos e suas relações com plantas? As descobertas desses cientistas – à primeira vista, sem muita importância – ganharam as páginas de uma das revistas mais relevantes do mundo nas áreas de ecologia e evolução, a Nature Ecology & Evolution.

 Para compreender o trabalho dessa força-tarefa da ciência, formada por dois professores da USP e mais oito pesquisadores, três brasileiros e cinco estrangeiros, basta esquecer os morcegos e as plantas (temporariamente), e pensar no desastre ecológico que está ocorrendo agora no litoral do Nordeste. Hoje, é impossível calcular as consequências que o óleo pode trazer ao ecossistema da região.

 No entanto, o impacto da contaminação poderia ser calculado se houvesse um banco de dados com informações sobre os animais que vivem no local, bem como as relações que são estabelecidas entre as diferentes espécies. Foram dados desse tipo, nesse caso mostrando as interações entre morcegos e plantas, registradas ao longo de 70 anos por centenas de naturalistas, que deram origem ao estudo “Compreendendo as regras de montagem de uma rede multicamadas continental” (Insights on the assembly rules of a continent -wide multilayer network).]

 “Nosso estudo mostra que é possível analisar como a extinção de espécies de animais e plantas afeta o equilíbrio de um ecossistema, alterando a biodiversidade em diversas regiões do planeta”, explica o professor Marco Mello, do Instituto de Biociências (IB) da USP, que liderou a força-tarefa do estudo.

 “As ferramentas computacionais e matemáticas que desenvolvemos para estudar as relações entre os morcegos e as plantas podem ser aplicadas a qualquer outro ecossistema”, completa o professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemática e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

 Então, imagine se esses cientistas tivessem à disposição dados sobre as tartarugas-marinhas, os peixes, as aves, os corais e os demais animais que habitam as áreas contaminadas do litoral do Nordeste ao longo de muitos anos. Ora, eles poderiam utilizar as mesmas ferramentas empregadas no estudo sobre morcegos e plantas. Assim, seriam capazes de prever as consequências que o óleo traria à teia da vida nordestina, incluindo aí os seres humanos.

 



Após a leitura do texto 1 Observe o texto 2 e responda as perguntas.





 

 
 













 

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1. Qual é o gênero textual tratado nos dois textos?

2.   Em sua opinião qual é a importância deste gênero?

3.   O que os textos têm em comum? Justifique sua resposta?

4.   Qual a função apresentada no texto 1?

5.   Qual a função apresentada no texto 2?

6.   Onde é comum encontrarmos textos como estes?

7.   Qual é o assunto do texto 1?

8.   Qual é o assunto do texto 2?

9.   No texto 1: O que leva um grupo de pesquisadores das instituições mais qualificadas do planeta a se unirem para estudar morcegos e suas relações com plantas?

10.              No texto 2: Quais nutrientes os vermes disputam no organismo com o organismo do hospedeiro? E qual é a doença que esse verme pode causar em uma pessoa?

 


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