sexta-feira, 12 de junho de 2020

Português 8º anos C,D,E


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Roseane de l.taveira
Disciplina: Língua portuguesa
Atividades da semana de: 15/06/2020 à 19/06/2020
Orientações:
·         Ler o texto “O futuro da Educação ”
·         Fazer as atividades do caderno do aluno Volume I e volume II
·         Entregar as atividades: pelo grupo de whatsapp ou no retorno das aulas presenciais.
Qualquer dúvida: entrar em contato com a professora pelo whatsapp (11)97280-4969 

Ano /serie 8°
8ano C,D,E

Objetivo de estudo

*Explicação sobre oque é artigo de opinião.
*Ler o Texto “O futuro da Educação”, do autor: Emerson dos santos.
*Breve explicação sobre artigo científico.
Fazer as atividades do caderno do aluno volume I da pagina 19 e do volume II da pagina20, responder no seu caderno os exercícios relacionados a estas paginas.
*Observação fazer a atividade do vol. II a questão 1 do A ao E.


Competência e habilidades


*Identificar e avaliar opiniões, argumentos e contra argumentos em textos de artigo de opinião.
*Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos e seu uso de efeitos de sentido.
*Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento de dados tais como artigo de divulgação cientifica.
(EF08LP03)(EF89LP04)(EF89LP06)(EF69LP36)


Tempo de estudo

5 aulas de 45 minutos



Vamos compreender um pouco sobre oque e Artigo de opinião.
O artigo de opinião é um gênero discursivo/textual ligado à exposição de opiniões, geralmente veiculado em jornais. É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião. Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.
As CARACTERÍSTICAS do artigo de opinião são:
  • Contém um título polêmico ou provocador.
  • Expõe uma idéia ou ponto de vista sobre determinado assunto.
  • Apresenta três partes: exposição, interpretação e opinião.
  • Utiliza verbos predominantemente no presente.
  • Utiliza linguagem objetiva (3ª pessoa) ou subjetiva (1ª pessoa).

PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS DE UM ARTIGO DE OPINIÃO:
  • Relações de causa e conseqüência.
  • Comparações entre épocas e lugares.
  • Retrocesso por meio da narração de um fato.
  • Antecipação de uma possível crítica do leitor, construindo antecipadamente os contra-argumentos.
  • Estabelecimento de interlocução com o leitor.
  • Produção de afirmações radicais, de efeito.

Pratica de leitura
                                           O Futuro da educação.

(...) Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação como uma das principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve ser o ponto de partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa sociedade cada vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, afinal educar não significa apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais, sociais e políticas, promovendo o desenvolvimento humano.
E a evolução da educação deve seguir o princípio de que o aprendizado é construído a partir da realidade do aluno. O interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo educativo torna-se assim mais adequado ao mundo atual. No conceito do interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem de conteúdos conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas crenças e valores. O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e educação. E, ainda, se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma faculdade.
Vencida a etapa do Ensino Superior, existe uma vida inteiros a ser vivida, e, quanto mais preparados estiverem, mais condições esses futuros cidadãos terão de corresponder às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, podendo contribuir significativamente para a transformação do mundo. Nossa sociedade exige mudanças que atendam às suas necessidades. O ser humano que se formava anos atrás certamente será muito diferente daquele que sairá da escola ou da universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu. Hoje, é necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por isso, e para isso, que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e confiantes rumo ao futuro, formando profissionais para profissões que ainda não existem e cidadãos para um mundo melhor.
                                                                                Emerson dos Santos  / Florianópolis – 03/07/2017 11:07

                 De acordo com o texto acima responda as questões abaixo:

Releia o primeiro parágrafo do artigo de opinião “O futuro da Educação” e responda:

a) Uma questão controversa é aquela que pode suscitar polêmica,opiniões diferentes ou reflexões acerca de um tema especifico.Neste sentido,qual é a questão controversa apresentada no artigo de opinião?
b) Qual e à tese defendida pelo autor do artigo como uma resposta a essa questão controversa?Você concorda com ele?Por quê?
c)  Segundo o autor,qual é o principal desafio da escola?
Para fazer a atividade do caderno do aluno volume II,vamos ler uma Breve  explicação sobre Artigo cientifico, em seguida responda a atividade 1, do A ao E.
Artigo científico é o trabalho acadêmico ou científico que apresenta e discutem idéias, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico ou inferência conforme o a hermenêutica das humanidades, cujo conhecimento produzido é aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.
Um artigo cientifico tem como objetivo comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. 
Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem. 
Servir de medida nas decisões referentes a contratação, promoção e estabilidade no emprego.
É um bom veículo para clarificar e depurar suas idéias.
Um artigo reflete a análise de um dado assunto, num certo período de tempo.
Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. 
Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico).
Registrar, transmitir algumas observações originais.
Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

                                                                                                         Por fim Boa leitura .

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